18 de set. de 2009

José Múcio indicado para Tribunal de Contas da União

José Múcio indicado para Tribunal de Contas da União

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr

Fontes:O Globo,Agência Brasil

O ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, foi indicado, nesta quinta-feira (17) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para fazer parte do Tribunal de Contas da União (TCU).

José Múcio Monteiro é engenheiro civil e deputado federal licenciado. Já cumpriu mandatos na Câmara em outras quatro oportunidades. Hoje filiado ao PTB, integrou os quadros do PFL (atual DEM) e do PSDB.

Múcio ocupará a vaga aberta pela aposentadoria compulsória do ministro Marcos Vinícios Vilaça, que completou 70 anos e teve de deixar o tribunal. Para ocupar a vaga no TCU, José Múcio precisará ter seu nome confirmado em sabatina na CCJ do Senado e aprovado, em voto secreto, no Plenário da Casa.

A indicação dele como novo ministro do Tribunal de Contas da União foi anunciada à tarde em Brasília pelo presidente Lula. O TCU é responsável pela análise e aprovação das contas do poder público federal.

Antes de assumir a vaga no TCU, José Múcio precisa ser sabatinado pelo Senado, o que deve ocorrer na próxima semana. Múcio não terá qualquer dificuldade em ser aprovado pelos Senadores, onde tem muito trânsito. Até porque apoiou o último pernambucano a ser nomeado ministro do TCU o tucano e ex-senador José Jorge, em fevereiro desse ano, o que lhe garante uma contrapartida da oposição em relação ao seu nome.

Para ocupar sua vaga no ministério andou se especulando o nome de Antonio Palocci (PT-SP) que no momento não pode assumir, porque o governo prefere que ele atue como relator do projeto que cria o Fundo Social, com recurso da exploração do petróleo, que deve encerrar os seus trabalhos em fins de novembro.Até lá, interinamente, assume o atual chefe da Subsecretaria de Assuntos Federativos (SAF), Alexandre Padilha.


Nenhum comentário: