21 de set. de 2009

HONDURAS URGENTE: Zelaya refugia-se na embaixada brasileira

HONDURAS URGENTE:
Zelaya refugia-se na embaixada brasileira



Os dos jornais Tiempo La Prensa monstram Manuel Zelaya em frene a embaixada brasileira em Tegucigalpa para saldando milhares de partidários que se encontra diante do prédio. O governo hondurenho decretou toque de recolher em todo o país, das 16:00 de hoje às 07:00 horas de amanhã.


Detalhe do Porta do jornal hondurenho La Prensa, com a foto de Zelaya no interior da embaixada brasileira

Fontes: La Tribuna, El Heraldo, La Prensa, Estadão

O presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, retornou nesta segunda-feira, 21 ao país. Ele está refugiado na embaixada do Brasil em Tegucigalpa, confirmaram fontes da missão brasileira à Agência Estado. Em Nova York, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, confirmou que a embaixada brasileira em Tegucigalpa abrigou o presidente e que ele chegou ao local por meios próprios.

A mulher de Zelaya disse que o marido está bem e pronto para iniciar o diálogo para resolver a crise. "Agradeço ao presidente Lula por permitir a entrada dele na embaixada", afirmou Xiomara Castro.

Da embaixada brasileira, Zelaya pediu que seus seguidores se acerquem da representação diplomática.

Na sede da representação brasileira, Zelaya disse a jornalistas que retornou a Honduras para dialogar e desenhar um caminho de retorno à paz e à tranquilidade.

Mais cedo, o líder deposto havia afirmado em entrevista por telefone que voltou ao país e pediu por um "diálogo nacional e internacional". "Não posso dar mais detalhes, mas já estou aqui", disse Zelaya ao canal 36 da televisão local. Anteriormente, a chanceler do governo de Zelaya, Patricia Rodas, havia dito que ele estava na sede das Nações Unidas (ONU) na capital, embora o escritório da ONU na cidade houvesse negado a informação.

A Organização dos Estados Americanos (OEA) convocou uma reunião de emergência para o final da tarde de hoje. O secretário-geral do órgão, José Miguel Inzulza, disse que o encontro visa debater a volta de Zelaya ao país. O diplomata disse ainda que o governo de facto deve garantir a integridade física do governo deposto.

"Queremos pedir calma aos envolvidos neste processo, e assinalar às autoridades do governo de facto que devem se fazer responsáveis pela segurança do presidente Zelaya e da embaixada do Brasil", afirmou Insulza em comunicado

EUA pedem calma

O porta-voz do departamento de Estado dos EUA, Ian Kelly, garantiu que Zelaya está em Honduras e pediu calma a ambos os lados da disputa política. "Creio que no momento tudo que se pode dizer é reiterar nosso pedido diário para que ambas as partes desistam de ações que tenham um desenlace violento", disse. A embaixada americana no país centro-americano está buscando mais detalhes sobre o caso.

O porta-voz não falou sobre a situação legal de Zelaya em Honduras e, segundo disse, isso depende do "regime de fato em Tegucigalpa". "Certamente nós achamos que Zelaya é o líder constitucional e democrático de Honduras", reiterou Ian Kelly.

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, também confirmou o retorno de Zelaya. "Informo que o presidente Zelaya, viajando durante dois dias por terra, cruzando montanhas, rios, arriscando sua vida, com apenas quatro companheiros, conseguiu chegar à capital de Honduras e está em Tegucigalpa", afirmou.

"Exigimos aos golpistas que respeitam a vida do presidente, que entreguem o poder pacificamente", acrescentou o líder venezuelano, que vai entrar imediatamente em contato com outros governos da América Latina e de outras partes do mundo para ativar as iniciativas previstas para o retorno de Honduras à ordem constitucional e democrática.


Um comentário:

Ana Maria disse...

Sr. The Passira,
Sabe, eu não suporto essas palhaçadas latino americanas! É bom ter um blog como o seu, que não se omite, que não elege, mas relata.
Abraço,
Ana Maria