15 de set. de 2009

Guarda demitida por ser sexy ganha indenização

Guarda demitida por ser sexy ganha indenização
A inglesa, Amitjo Kajla, guarda penitenciária ganhou na justiça reparação por ter sido obrigada a se demitir por ser bonita e sexy demais para exercer suas atividades no presídio

Fontes: BBC Brasil, Daily Mail

Amitjo Kajla, de 22 anos, guarda-prisional, pediu demissão da prisão de Brindsford, na prisão de Brindsford, em Wolverhampton, Inglaterra, dedicada a jovens criminosos, por se sentir perseguida e assediada pelos seus colegas e direção, devido à sua beleza, elegância e sensualidade.

Acabou ganhando uma ação contra os ex-patrões, na justiça britânica e vai receber uma indenização, que só será divulgada pela justiça em novembro.

Nas audiências do julgamento, vários dos ex-colegas de Kajla questionaram seu comportamento com os prisioneiros e deram a entender que ela se recusava a adotar sugestões sobre como se apresentar diante deles.

Alguns disseram que ouviram os prisioneiros comentarem que ela era "muito sexy", e outros afirmaram que a jovem não seguia as recomendações de manter o cabelo e a maquiagem discretos, e que usava um "uniforme justo".

Os ex-colegas também argumentam que Kajla "não se fazia respeitar pelos prisioneiros".

Mas, em um comunicado divulgado à imprensa após o veredicto, a jovem rebate as críticas.

"Tudo o que eu fiz foi me manter fiel aos princípios do Serviço Penitenciário, que diz claramente que é sua missão 'tratar os prisioneiros humanamente'. Eu tentei aplicar isso no meu trabalho, tratando-os com respeito", afirmou Kajla.

"Mas um dos guardas não gostou da minha maneira de trabalhar, que ia contra a maneira machista dele de tratar as pessoas. Eu era vista como uma mulher fraca que poderia ser coagida e perseguida", concluiu.

Um porta-voz do Serviço Penitenciário britânico disse que a entidade está "decepcionada" com a decisão judicial e que vai "examinar a sentença com cuidado".

"O Serviço leva muito a sério toda e qualquer alegação de discriminação e perseguição sexual", acrescentou.

Os mais prejudicados porém foram os presos de Brindsford que perderam uma guarda penitenciária inspiradora. Com uma guarda assim dá até vontade de ser preso.

Nenhum comentário: