8 de set. de 2009

Devido a más companhias Lula cai nas pesquisas

Devido a más companhias, Lula cai nas pesquisas
Segundo os pesquisadores, por abraçar causas impopulares, como Sarney e de não cuidar com seriedade da gripe suína, Lula despencou nos índices de popularidade e aprovação do governo

Fotomontagem Toinho de Passira

Diz-me com quem andas...

Fontes:Agência Brasil, O Globo

A queda na popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na pesquisa CNT/Sensus divulgada hoje, pode ser atribuída a uma combinação de fatores políticos e de gestão. Mostra que a popularidade recorde de Lula não é invulnerável, principalmente quando ele se alia a causas impopulares, como a defesa que fez do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Tem amigo bandido quem pode.

A pesquisa apontou que a aprovação ao governo caiu de 69,8% em maio para 65,4%, o menor patamar desde setembro de 2008 (68,8%). E a aprovação do desempenho pessoal de Lula recuou de 81,5% para 76,8%.

Fica claro que a população está muito mais atenta à gestão de Lula, principalmente nas questões que afetam seu dia a dia, do que o Palácio do Planalto imagina.

A questão da gripe suína deixou isso claro, com a desaprovação da população sobre a condução que o governo deu ao assunto. Em números absolutos, o vírus H1N1 matou mais gente no Brasil, que é o último de uma lista de 40 países que reforçaram seus estoques com o medicamento Tamiflu.

Pela pesquisa, embora a maioria (51,5%) dos entrevistados ache que o governo está fazendo o que pode, uma parcela elevada (41,4%) acredita que as ações governamentais para reduzir a pandemia estão inadequadas.

O diretor do Instituto Sensus que conduziu a pesquisa, Ricardo Guedes, citou as denúncias como uma das causas para o recuo de popularidade de Lula. Guedes argumentou que Lula abraçou a causa de Sarney, mudando seu discurso habitual ao chamar " crises institucionais para si".

Registrou-se também o efeito Lina e Dilma [a contradição entre as afirmações da ex-secretária da Receita Lina Vieira e da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff sobre um suposto encontro secreto das duas], o que comprova que o povo acredita da funcionaria, não acredita em Dilma e reprova Lula por proteger a Ministra. Não é lindo?!


Nenhum comentário: