9 de ago. de 2009

Tapetes persas made in China

Tapetes persas made in China
Os chineses estão copiando os tapetes orientais persas e turcos e vendendo por preços aviltantes abalando o rico, poderoso e milenar mercado de carpetes artesanais

Foto: Yyval Naáman/ Xinhua

Fontes: Financial Times, Veja

Os chineses conseguem fazer cópias de tapetes persas e turcos com uma impressionante qualidade. Isso já não é novidade para quem vive no ramo, como comerciante ou como apreciador de sofisticados carpetes orientais, já há alguns anos.

O que não se havia dado conta é que a situação está chegando a um ponto de saturação e risco, dessa atividade milenar. Banaliza-se e se multiplicam copias de carpetes antes de desenhos exclusivos e únicos, como se feitos numa linha de montagem.

A revista Veja e a Financial Times registram que os turcos e iranianos festejaram o fato de oficiais paquistaneses terem apreendido teares de tapetes pertencentes a artesãos uigures, minoria étnica muçulmana em conflito na região da província chinesa de Xinjiang e grandes mestres copiadores tapeceiros.

Foto: AP

Tear de tapete chinês

Nos últimos dez anos, os chineses inundaram o comércio mundial com seus tapetes falsos, oferecendo preços menores e imitações muito semelhantes aos originais. Disse a VEJA o turco Ekrem Canbeyli, negociante do produto em Istambul:

"A culpa é também dos turcos e iranianos que, na década passada, encomendaram tapetes aos chineses, para ser vendidos como cópias, e repassaram a eles as técnicas básicas de confecção. Visavam ao lucro, mas não perceberam que estavam prejudicando seu próprio negócio".

O metro quadrado de uma peça de luxo, como um Isfahan iraniano ou um Hereke turco, custa entre 4 000 e 6 000 dólares no país de origem.

Uma cópia fabricada na China sai por 20% desse valor. Há lojas em todo o mundo, inclusive no Brasil, que vendem o similar chinês informando ao cliente que se trata de uma imitação. Mas muitos comerciantes inescrupulosos vendem tapetes chineses como se fossem persas, e ainda acenam com um descontão para o freguês.

Foto: Crienglish.com

Para um comprador ou mesmo comerciantes não treinados, reconhecer a diferença entre um tapete de fabricação chinesa e um verdadeiro tapete iraniano ou turco é muito difícil, dizem alguns especialistas.

A Financial Times diz que o melhor sinal é o preço.

Latif Shah, um empresário afegão de carpete em Karachi, no Paquistão, disse a Financial Times acreditar que "o sucesso comercial da China vai tentá-los a produzir mais e mais tapetes. Quando começarem a produção em massa do produto, cairá certamente a qualidade” e acabarão se distanciando demais do original.

Shah disse um número crescente de vendedores de carpetes já começaram a manter os tapetes chineses bastante separados dos originais do Oriente Médio, tentando tranquilizar os atuais desconfiadíssimos clientes.


Nenhum comentário: