31 de ago. de 2009

Presidente Alvaro Uribe contraiu a gripe suína

Presidente Alvaro Uribe contraiu a gripe suína
O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, contraiu a gripe H1N1 e está recebendo tratamento médico em casa mas prossegue trabalhando, através da internet, disse o porta voz do governo colombiano

Foto: Fernando Vergara/AP

Fontes: Reuters, El Espectador, El Tiempo

O presidente colombiano Alvaro Uribe, participou da cúpula de líderes regionais na sexta-feira na Argentina. Ele começou a ter febre e dores de cabeça e nas costas após o encontro da Unasul em Bariloche.

Os líderes que estiveram com Uribe na cúpula, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foram avisados do caso do colombiano, acrescentou o porta-voz.

O presidente da Costa Rica, Oscar Arias, foi o primeiro líder de Estado a ter contraído o vírus H1N1, conhecido como da gripe suína, recuperou-se numa semana, tratando-se em casa e já está trabalhando normalmente.

Foto: Getty Images

Entre os chefes de Estado sul americanos, Lula foi o que mais tempo passou em contato com Alvaro Uribe durante o encontro em Bariloche

Por causa de gripe em Uribe, outras autoridades colombianas que com ele estiveram por longo período durante as viagem para a reunião da UNASUL, em Bariloche, Argentina, estão de “quarentena” entre elas o ministro da Defensa, Gabriel Silva, o Comandante das e Forças Militares, general Freddy Padilla. O caso mais complexo é o do ministro das Relações Exteriores, Jaime Bermúdez, que está na China, na primeira etapa de um giro pelo asiático e teve que suspender todos os compromissos oficiais e pode até cancelar a viagem e retornar a Colômbia.

A Colômbia tem 621 casos confirmados da gripe H1N1, com 34 mortes, de acordo com o Ministério da Proteção Social.

O vírus H1N1 espalhou-se por todo o mundo, causando a primeira pandemia do século, após ter surgido em abril no México e nos EUA.

Amanhã a "Camara de Representantes" retorna a discussão para a votação do plebiscito que permite um terceiro mandato para Uribe, como presidente da Colômbia.


Nenhum comentário: