23 de ago. de 2009

Por que Lula oferece tantas vantagens a Evo Morales?

Por que Lula oferece tantas vantagens a Evo Morales?
Morales se aproveita desse amor incondicional do nosso presidente para explorar o Brasil, sem respeito, dó ou piedade, desta vez, além do financiamento de estrada e possibilidade do aumento do preço do gás, o Brasil abriu o mercado para os os produtos texteis bolivianos, com taxação zero, não é lindo?

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Lula agora é garoto propagando dos produtos texteis bolivianos

Fontes: O Globo, Agência Brasil, La Razon, El Diario

Lula foi a Bolívia oferecer a Evo Morales, mesmo depois da sacanagem da Petrobras, um investimento brasileiro de US$ 332 milhões, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para a construção de uma rodovia entre as cidades bolivianas de Villa Tunari e San Ignacio de Moxos. A rodovia terá 306 quilômetros, ligando os vales de Cochabamba e a Amazônia boliviana. A contrapartida da Bolívia será de US$ 80 milhões para a construção da obra.

A pauta da conversa entre os dois presidentes estão também as importações pelo Brasil do gás natural produzido pela Bolívia, que por exigência do índio será revista no mês de outubro pouco antes das eleições, quando ele conseguirá novamente subir o preço do gas que vende ao Brasil.
Não é lindo?!

Com a crise financeira mundial e seus reflexos principalmente sobre o setor industrial brasileiro, o Brasil passou a importar cada vez menos gás do país vizinho. Diante disso, o governo boliviano quer rever o preço e o volume do gás enviado ao Brasil e exportar uma parte maior de seu principal produto de exportação para outros países. A venda de gás ao Brasil é o principal item da pauta de exportação boliviana.

O índio quer ganhar duas vezes, pois no contrato vantajoso, para a Bolívia, assinado no ano passado com a Petrobras, com validade de 20 anos, uma cláusula take or pay, estabelece o pagamento, pelo preço ajustado, mesmo que o produto não seja retirado pelo Brasil - é o que informa a Agencia Brasil.

Morales quer vender o produto que o Brasil não retirou para outros países, ou que o Brasil aumente o preço que paga do produto que já foi reajustado em mais de 300% durante o governo Lula.

Para continuar exportando uma quantidade razoável de gás boliviano o governo brasileiro vem desperdiçando boa parte das reservas hídricas das Hidroéletricas.

Especialistas criticam que mesmo com estoques de águas sendo desperdiçados pelas usinas, o Brasil tem deixando em funcionamento várias termoelétricas, que usa o gás como combustível, aumentando o custo da energia elétrica e o efeitos estufa, desnecessariamente. Apenas para manter um razoável consumo de gás boliviano. Mesmo assim, Evo Morales quer mais e vai conseguir. Alguém duvida?

Tem mais: entre os acordos, assinados, um passou desapercebido pela nossa imprensa, mas é amplamente noticiado nos jornais bolivianos, diz que Lula firmou um acordo autorizando a compra de 21 milhões de dólares, anuais, de têxteis bolivianos com taxação zero, para compensar as perdas que o setor teve com a taxação do produto nos Estados Unidos.

A indústria têxtil brasileira sufocada com a carga tributária e enfrentado a crise econômica, ganha do presidente Lula essa concorrência desleal.


Um comentário:

Anônimo disse...

o lula oferece tantas vantagens ,porque neste pais quem gera emprego e paga imposta é tratado como vagabundo explorador,não temos quem nos defenda desta corja,veja ministerio do trabalho,receita ,etc..todos querem tirar a casquinha de quem gera emprego ,mas ninguem da um basta neste perdulario do trabalho alheio,discordar dos atos dele a pessoa é taxada de reacionario,alguem me desminta!