31 de ago. de 2009

"Brasil urgente, Marina presidente!"

"Brasil urgente, Marina presidente!"
O Partido Verde já cunhou o slogan para a Campanha presidencial

Foto: Getty Images

Mariana recitou um trecho de Guimarães Rosa para situar os 30 anos de trajetória política no PT, encerrada há poucos dias:

" Será que você seria capaz de se esquecer de mim, e, assim mesmo, depois e depois, sem saber, sem querer, continuar gostando? Como é que a gente sabe?"

Enxugou lágrimas, comoveu as 1.200 pessoas da plateia e prosseguiu, saudando os colegas do novo partido com Santo Agostinho:

" Tarde te amei, beleza tão antiga e tão nova, tarde te amei. É que estavas dentro de mim e eu estava fora de mim! "

A plateia se levantou e reagiu: " Brasil, urgente, Marina Presidente! "

Fontes: The New York Times, BBC Brasil, Partido Verde, O Globo, Veja Notícias Abril

A ex-ministra do Meio Ambiente, a senadora Marina Silva (AC), foi ovacionada neste domingo em São Paulo como candidata à Presidência da República pelos militantes do PV presentes na convenção que marcou sua filiação oficial ao partido.

Marina afirmou que uma das suas exigências para entrar na agremiação foi a reformulação do programa visando a defesa do desenvolvimento sustentável e defendeu que o PV deve levantar a bandeira da ética na política. A filha de Chico Mendes foi uma das lideranças que homologaram a ficha de filiação de Marina.

Em uma luxuosa cerimônia no bairro de Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, o PV homologou a filiação da ex-ministra com as assinaturas de Elenira Mendes, filha de Chico Mendes, José Luis Penna, presidente do partido, Eduardo Jorge, secretário do Verde e do Meio Ambiente da cidade de São Paulo, e do deputado federal Fernando Gabeira (RJ).

Entre as lideranças do partido presentes ao evento estavam também o ministro da Cultura, Juca Ferreira, o líder do PV na Câmara, deputado José Sarney Filho (MA), além de uma deputada do Parlamento Europeu, a francesa Catherine Greeze.

Em um discurso emocionado, principalmente nos momentos em que lembrou seus mais de 30 anos de militância no PT, Marina afirmou que uma das exigências que fez para entrar no partido foi a reformulação do programa político de modo a se tornar mais focado nas questões de desenvolvimento sustentável. Marina saiu do PT há algumas semanas afirmando não encontrar "condições políticas" para avanços na questão ambiental.

A senadora também defendeu que o partido deve levantar a bandeira na ética da política. "Homens e mulheres de bem aperfeiçoam as instituições", disse Marina, reiterando que não tem mais ilusão acerca de partidos perfeitos.

Sobre a necessidade de preservação do meio ambiente, a senadora também afirmou que sua entrada no PV vai marcar o "encontro com aqueles que já estão convencidos" desta necessidade. Para a ex-ministra, o mundo vive atualmente duas crises, uma econômica e a outra, mais grave, do meio ambiente. "Não há como resolver os problemas econômicos e sociais destruindo a base de nosso desenvolvimento", disse.

Marina também se emocionou quando recordou os momentos de luta ao lado do sindicalista Chico Mendes, assassinado no Acre em 1988, e dos irmãos Jorge e Tião Viana.

Foto: Agência Estado

Marina exibe a sua ficha de filiação no Partido Verde

Marina O público presente ovacionou Marina como candidata à Presidência da República, mas a senadora evitou comentar o assunto. No entanto, o ministro Juca Ferreira foi uma das lideranças que já afirmou que defende sua candidatura.

O deputado federal Fernando Gabeira comentou apenas que o partido "não pode ser cúmplice de nenhum estelionato eleitoral". "Vai ser candidato no PV, com nosso apoio, aquele que tiver realmente condições de defender o programa e se comportar adequadamente", afirmou.

Gabeira também aproveitou para relembrar a atual crise no Senado Federal e os recentes escândalos de corrupção que afetaram o Congresso. "Temos no Brasil um governo moralmente frouxo, um Congresso apodrecido e um Supremo Tribunal em processo de decomposição", afirmou.

Marina Silva é apontada como um dos principais nomes na disputa pela Presidência da República em 2010. Sua filiação ao PV é considerada o primeiro passo para uma eventual candidatura presidencial, que ainda não foi oficializada.

O evento também contou com as presenças dos atores Cristiane Torloni e Vitor Fasano, além de dois filhos do ex-presidente João Goulart (1961-1964), Verônica Fialho e Jõao Vicente Goulart.

Várias publicações internacionais dedicaram espaço neste fim de semana para falar da candidata ambientalista brasileira Mariana Silva.

Foto: André Vieira/TheNewYorkTimes

O jornal americano The New York Times destacou-se com uma longa matéria, com um perfil da possível candidata do Partido Verde (PV) nas eleições presidenciais de 2010, Marina Silva e até afirma que a saída da senadora do Partido dos Trabalhadores (PT) teria abalado o cenário político brasileiro.

Ao longo da matéria, o jornal fala sobre a infância, a adolescência e o início da carreira política da atual senadora, junto com Chico Mendes. No título da matéria Chamam Marina Silva de "filha da Amazônia".

O texto foi reproduzido pela agencia de notícia Reuters e foi distribuído para todo o planeta. O nome de Marina como ambientalista e sua ligação com Chico Mendes atrai os olhares internacionais para sua candidatura, que nem existe ainda de fato.


Nenhum comentário: