15 de ago. de 2009

Bolívia briga com Peru por causa de uma “Diabla”

Bolívia briga com Peru por causa de uma “Diabla”
O governo boliviano pediu o cancelamento de participação da peruana Karen Schwartz, Miss Peru no Miss Universo por causa do traje típico

Foto: Portal Miss Universe

Karen Schwartz, Miss Peru vestida de “Diabla”, qual o número do telefone desse inferno?

Fontes: La Prensa, El Comercio, AFP, BBC

O governo da Bolívia apresentou a organização do concurso Miss Universo um pedido formal de cancelamento da participação da representante peruana, Karen Schwartz, na parte do concurso referente a trajes típicos.

Karen Schwartz, Miss Peru mesmo assim, usou no desfile nesta madrugada uma fantasia chamada “Diabólicamente Bella”, do estilista Ricardo Dávila, que representa uma figura típica de uma dança cultivada em vários países andinos, Chile, Peru e inclusive Bolívia.

Evo Morales, em plena campanha política tentando se reeleger, está uma arara e diz que a "Diablada" é um dos símbolos do Carnaval de Oruro, que em 2001 foi declarado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como Obra Prima e Patrimônio Oral e Intangível da Humanidade.

O governo peruano, historiadores e especialistas confirmam, sem dúvida que a dança Diablada que inspirou o traje, procede de tradições chegada com os espanhóis no século XVI ao vice-reinado do Peru, mais de dois séculos antes da fundação da república da Bolívia e que é uma representação típica do folclore de todo o planalto andino, região que se estende por vários países da região.

Foto: Portal Miss Universe

Karen Schwartz, Miss Peru, a “Diabla”- provocando conflito na América do Sul

Sem arredar pé, o Governo de Evo Morales e a Prefeitura de Oruro iniciaram uma campanha para "reivindicar" a "Diablada" como patrimônio cultural boliviano.

Anunciam que além da intervenção no concurso de Miss Universo vai demandar em tribunais internacionais, contra os organizadores do concurso de Miss Peru diante de tribunais internacionais como a Corte de Haia, a Comunidade Andina de Nações e a Organização Mundial de Propriedade Intelectual.

O vice-presidente do Parlamento Andino, Wilbert Bendezú, do parlamentar peruano, resume afirmando que a dança La Diablada “é uma tradição cultural e imaterial que não tem um só dono", porque pertence a "todos os povos do altiplano que a praticam ancestralmente".

"Querer apropiar-se de La Diablada é querer dizer que não pertencemos a um mesmo povo, a uma mesma história, a uma mesma irmandade forjada através dos anos". Frisou que expressões artísticas como essas “unem os povos” e se deve rechaçar “as idéias equivocadas de algumas pessoas” que querem se apropriar de tradições.

Como se pode ver essa turma do Chávez está querendo se apossar até da invenção do “diablo”!

A escolha e coroação da nova Miss Universo será realizada nas Bahamas, no dia 23 de agosto.


Um comentário:

miki orureño disse...

Yo no puedo acreditar que los peruanos esten haciendo esso por que si vamos hablar de diablos entonces vamos hablar de los origenes de la humanidad y no de los paises vecinos, lo que los bolivianos queremos es reconocimento de la danza la diablada y sus trajes tipicos, que son SIMMMMMMMMMMM unicos y originarios del grandioso carnaval de oruro, por eso historiadores estudios de escolas que sabe como fueron aprovados devian estudiar de nuevo que es diablo y que es la danza de la diablada de oruro.