30 de jul. de 2009

Uribe quer base USA por não confiar nos vizinhos

Uribe quer base USA por não confiar nos vizinhos

Foto: Getty Images

Uribe foi recebido por Obama no salão oval da Casa Branca, no fim do mês passado, com todas a regalias e atenção de um grande aliado na América do Sul

Fontes: Blog do Azenha, EPA

Ao defender o incremento da cooperação militar com Washington, o presidente colombiano, Álvaro Uribe, argumenta que o objetivo é para fortalecer o combate ao narcotráfico e a guerrilhas, mas na verdade, embora não declare, o colombiano estar protegendo o seu país, por não poder confiar nos outros supostos aliados latinos, que jamais reprovam qualquer coisa que o presidente venezuelano Hugo Chávez faça, tenha feito ou venha a fazer, o que de resto está comprovado nesse incidente, das armas em mãos da guerrilha

O novo acordo Bogotá Washington que prevê o uso de bases militares colombianas pelos EUA, foi iniciado depois que o Exército americano devolveu em julho as instalações da base militar de Manta ao governo do Equador, Rafael Correa que comunicou que não queria renovar o acordo de cooperação militar. A base servia como o centro das operações dos EUA na região há pelo menos uma década.

As pressões venezuelanas contra os colombianos, a agressividade dos equatorianos podem ser bastante proveitoso para a Colômbia, na hora da negociação com os Estados Unidos.

Durante a campanha eleitoral o então senador Barack Obama, ainda aspirando Á presidência dos Estados Unidos, quando consultado como votaria um tratado de livre comércio entre os dois países se posicionou contrário.

Agora eleito e precisando ter uma base militar no continente sul americano, o presidente dos Estados Unidos saudou Álvaro Uribe como grande aliado e se posicionou favorável a aprovação do projeto de livre comercio entre os dois países pendente no senado americano desde o início do primeiro governo Bush.

Caso consiga firmemente os americanos como parceiro comerciais, os colombianos nem vão se incomodar com o rompimento das relações comerciais com Hugo Chávez.


Nenhum comentário: