5 de jul. de 2009

Michael Jackson o sucesso final

Michael Jackson o sucesso final
“A indústria do escândalo, que sempre encontrou um campo fértil no jeito de viver de Michael agora avoluma-se registrando o seu jeito de morrer.” - Revista Veja

Foto: AEG 

ÚLTIMO PALCO
Michael Jackson dois dias antes da morte, em um ensaio para o seu novo show: a atuação foi "impecável", dizem os produtores – que planejam lançar um DVD

Fontes: Revista VEJA, Zimbio, TMZ, FOX News

Michael Jackson morreu há dez dias. 25 de julho. Ainda não se sabe oficialmente a casa da morte e quando, onde e como vai ser sepultado. A indústria fonográfica e a família o mantém insepulto para vender mais discos.

A morte lhe fez retornar um prestígio dos melhores momentos da carreira..

Fans em todo o planeta pranteiam o ídolo, com um desgosto emocionado de uma grande e irreparável perda enquanto compram tudo que encontram pela frente que possa lembrar o ídolo.

Fotos: Getty Images 

ESTRANHA SEMELHANÇA:Michael Jackson e a irmã La Toya Jackson, parecidos, possívelmente pela escolha do mesmo cirurgião e o mesmo tom de batom

A família do artista porém, segundo a Revista Veja, destoa desse clima de emoção condoída.

”A figura mais deplorável é o pai de Michael, Joseph Jackson. Ele tem dito que o filho ficaria "orgulhoso" com a comoção dos fãs – comoção que ele próprio, todo sorrisos nas aparições públicas, é incapaz de demonstrar.”

”Joseph anunciou a criação de uma gravadora, a Ranch Records, pela qual lançará novos nomes da música negra. Resta saber quem gostaria de gravar com o carrasco que, nos anos 60 e 70, conduzia os ensaios dos filhos – a banda Jackson Five – com o cinto na mão.”

Até a mãe do cantor, Katherine Jackson, que aparece tão compungida em público, em privado, foi revelado, que um dia depois da morte, teria ligado para a ex-babá dos filhos do cantor, Grace Rwaramba, perguntando onde o filho "escondia dinheiro".

Para uns ele é um deus morto, para outros um cifrão inesgotável, uma máquina de fazer dinheiro, que deve ser explorada ao extremo, até as últimas conseqüências.

Foto: Mohamed Hadid/Reuters

PROLE INCERTA
Michael e os três filhos (nos círculos), Prince Michael, Paris Katherine e Prince Michael II, ao lado de um amigo, o empresário Mohamed Hadid, em rara foto familiar: há fortes indícios de que nenhuma das crianças seja prole biológica do cantor. Tabloides afirmaram que o dermatologista Arnold Klein (à dir.), suspeito de fornecer remédios proibidos a Michael, é o pai verdadeiro

Na semana passada, veio à tona que Michael Jackson deixou um testamento, redigido em 2002. O documento aponta a mãe do cantor como guardiã de seus três filhos, Prince Michael e Paris Katherine, nascidos da união com a enfermeira Debbie Rowe, e Prince Michael II, cuja mãe nunca teve a identidade revelada.

No caso de Katherine morrer, a responsabilidade será entregue à cantora Diana Ross, amiga íntima do cantor.

Debbie Rowe, (foto) porém, vem ameaçando lutar pela guarda de seus dois filhos (seu advogado disse à imprensa que ela ainda não decidira que ação tomar). Essa devotada senhora já declarou que Michael não era pai biológico das crianças. Suspeita-se que ela tampouco seja a mãe de fato – teria apenas servido de barriga de aluguel.

A origem dos filhos é o tópico que mais tem provocado especulações bizarras (se bem que, em se tratando de Michael Jackson, a teoria maluca às vezes é a mais plausível). Alguns tabloides afirmaram que o dermatologista Arnold Klein, suspeito de fornecer medicamentos perigosos a Michael, é o verdadeiro pai.

Foto: Getty Images

AS GUARDIÃS:A mãe Katherine Jackson e Diana Ross a grande amiga

Foto: Fotos Benassi/Splash News e Southern-Press

TESTAMENTO Em testamento (trechos acima), Jackson determinou que sua mãe, Katherine, deve cuidar de seus filhos. Ele indicou a amiga Diana Ross (à dir.) como a segunda guardiã. A mãe dos dois filhos mais velhos não foi sequer cogitada pelo cantorA

Mesmo que não peça a guarda dos filhos, Debbie Rowe deve contestar outro ponto do testamento: a divisão dos bens, na qual ela não está contemplada. A partilha está estabelecida nos seguintes termos: a mãe do cantor fica com 40%; outros 40% vão para os filhos, e os 20% restantes são doados a instituições de caridade.

Michael, como se vê, excluiu o pai tirano do testamento – mas preservou a mãe, a quem sempre foi mais ligado, talvez até pelo sofrimento: ela também apanhava de Joseph. Estimativas apontam que Michael teria acumulado uma dívida de 500 milhões de dólares, enquanto seus bens somariam 567 milhões.

Foto: Foto: Mohamed Hadid/Reuters

RANCHO NEVERLAND: A Terra do Nunca de Michael com os acessos tomados por jornalistas e fãs, acampados na estrada.

A maior fonte de renda do cantor são os royalties das vendas de seus discos e os direitos sobre 251 canções dos Beatles, cujos lucros são divididos com a editora Sony/ATV. Suspeita-se, porém, que Michael tenha dado os direitos das canções como garantia para abater suas dívidas, o que comprometeria parte da herança.

É certo que Katherine e os netos não ficarão desprovidos: os discos de Michael, afinal, voltaram às paradas, e centenas de milhares de cópias estão sendo vendidas por semana.

É SÓ ALEGRIA
O luto peculiar de Joseph Jackson, pai de Michael: o empresário carrasco do Jackson Five ficou de fora do testamento
O resultado da autópsia do cantor só será conhecido em cerca de um mês. É bem provável que o uso indiscriminado de remédios tenha precipitado a parada cardíaca que possivelmente o matou.

Na sexta-feira passada, o site de fofocas TMZ que tem mantido a dianteira na revelação de fatos sobre o cantor, anunciava que Michael era viciado em anestésicos. De acordo com o site, ele corria às clínicas de cirurgia cosmética de Los Angeles para ganhar injeções de Botox e colágeno – e exigia anestesia, embora esta não seja necessária nesses procedimentos.

A lista de medicamentos supostamente tomados pelo artista todos os dias (veja o quadro) é impressionante. Uma ex-enfermeira de Michael, Cherilyn Lee, declarou que, cinco dias antes de sua morte, o cantor implorou a ela, chorando, que lhe aplicasse uma injeção de Diprivan, anestésico forte usado em cirurgias.

Nas buscas que fez na casa de Michael Jackson, a polícia de Los Angeles encontrou Diprivan e lidocaína – e o DEA (departamento antidrogas) foi convocado para tratar do caso. Com tantas revelações escabrosas, o caviloso cardiologista Conrad Murray – que andou sumido nos primeiros dias depois da morte de seu paciente célebre – não é mais o centro das atenções dos tabloides.

Foto: Foto: Mohamed Hadid/Reuters

MédicoHavia suspeitas de que Murray teria dado uma injeção de demerol em Michael, provocando o ataque cardíaco. Ele negou tudo em depoimento à polícia.

A dependência de Michael em relação a remédios seria tão acentuada que até a AEG, a agência que promoveria, nos próximos meses, cinquenta shows dele em Londres, teria contratado um seguro contra overdose. Ou, pelo menos, é o que um porta-voz da empresa disse: uma fonte da seguradora colocou em dúvida essa informação.

Foto: Foto: Mohamed Hadid/Reuters

FÃS INCONSOLÁVEIS:O Rei do Pop despertou paixões e saudades em fãs de todas as tribos, idades, credos, religiões do planeta.

Foto: Foto: Mohamed Hadid/Reuters

FAMA DE FÃ: Leandro Lapagesse, 27, brasileiro, e o maior colecionador de artefatos do popstar da América Latina, Leandro Lapagesse, nasceu em 1982, junto com o disco Thriller, tem três tatuagem do cantor, e até ganhou dinheiro respondendo perguntas sobre o artista no programa Silvio Santos.

Os fatos em torno de Michael Jackson parecem esfumaçados ou exagerados. A AEG, pelo menos, providenciou um momento de clareza na semana passada: divulgou um trecho, em vídeo, dos ensaios para os shows. Dois dias antes de morrer, lá está Michael Jackson, dançando e cantando – "impecável", segundo os produtores da AEG, que devem lançar um CD e um DVD neste ano.

Foto: Getty Images

O ginásio Staples Center, local dos ensaios, em Los Angeles, deverá abrigar o último encontro do astro com as multidões: 11 000 bilhetes serão distribuídos para que os fãs assistam a uma homenagem póstuma, na terça-feira (não se confirmou se o corpo estará lá).

Até sexta-feira passada, a família ainda não decidira onde Michael Jackson seria enterrado (parece certo que não será em Neverland, como ele queria). Não se sabe, portanto, onde ele vai finalmente descansar.

Foto: Foto: Mohamed Hadid/Reuters

O ENSAIO: As cenas até agora divulgadas do show já são material de propaganda do DVD que será lançado, com cenas dos ensaios e bastidores, que baterá recordes de vendas e pirataria

Michel morreu primeiro na internet

A morte de Michael Jackson foi declarada oficialmente pelos médicos às 14h26 da quinta-feira 25, em Los Angeles. Seis minutos antes, contudo, a notícia já corria mundo. O furo de reportagem veio do mesmo veículo que já havia revelado a internação do cantor: o TMZ, que conjuga o sensacionalismo dos tabloides à agilidade da internet, acessado, em média, por 4 milhões de pessoas ao mês.

O TMZ pertence ao gigante do entretenimento Time Warner, mas seu sucesso deve ser creditado ao homem que o inventou e dirige, o americano Harvey Levin. O nome vem da expressão Thirty Mile Zone, cunhada nos anos 60 para designar a área de Los Angeles (delimitada por um raio de 30 milhas) onde se concentram os estúdios de cinema e TV.

Aos 58 anos e gay assumido, Levin possui uma rede de informantes que cobre cada palmo desse perímetro. A concorrência o acusa de ir além dos ditames éticos por supostamente pagar pela informação que recebe de suas fontes. Levin só admite que o site dá "gorjetas" por dicas de reportagens.

O espírito de tabloide faz com que o TMZ seja visto com desconfiança pela imprensa tradicional. A CNN (também da Time Warner) não endossou a notícia da morte de Jackson até a confirmação oficial. O que criou uma situação inusitada: por um bom tempo, Jackson estava morto na internet, mas continuava vivo na TV.



* O texto da Revista Veja tem o título “A corrida pelo espólio de Michael Jackson” – “O show não pode parar” e foi escrita por Sérgio Martins
**Seguimos a matéria da Veja mas alteramos com comentários adicionais, fotos e legendas

Nenhum comentário: