24 de jul. de 2009

Medo do eleitor faz petistas ficarem éticos

Medo do eleitor faz petistas ficarem éticos
A turma que no próximo ano vai enfrentar as urnas, não aguenta a pressão de continuar apoiando Sarney arriscando o próprio pescoço e reage mesmo confrontando Lula

Foto: Wilson Dias/ABr

Fonte: O Globo

O líder do PT no Senado, Aloizio Mercadante (SP), disse, em nota nesta sexta-feira, que a divulgação das gravações da Polícia Federal, nas quais o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), negocia com o filho Fernando Sarney emprego para o namorado da neta, é "grave, porque há indícios concretos da associação do peemedebista com atos secretos".

Mercadante diz ainda que a bancada continua defendendo o afastamento temporário de Sarney do cargo e que não se opõe a uma reunião de emergência do Conselho de Ética, como defenderam na véspera os senadores Cristovam Buarque (PDT-DF) e Pedro Simon (PMDB-RS).

Mesmo com novas declarações de apoio do Presidente Luis Inácio Lula da Silva, na quinta-feira, Sarney começa a perder parte dos aliados que sustentam sua permanência no cargo.

Sua maior preocupação é justamente o PT, onde mesmo aqueles que o defendiam, como Ideli Salvatti (SC), líder do governo no Congresso, já admitem que a situação se agravou e pode levar o partido a rever sua posição.

Sem os 12 senadores do PT, Sarney teria uma margem frágil de 38 votos num possível processo por quebra de decoro parlamentar. Ou seja, menos da metade dos 81 senadores.

Segundo disse um petista na quinta-feira, as gravações causaram forte reação na opinião pública, pois explicitam práticas patrimonialistas.

Nesta sexta, em entrevista à Rádio Bandeirantes, em São Paulo, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) reafirmou que Sarney deve pedir licença do cargo e tomar a iniciativa de comparecer ao Conselho de Ética, antes mesmo de ser convocado para se explicar.

Nas entrelinhas pode-se observar o quanto faz bem a democracia uma eleição. Tanto Mercadante como Ideli vão ter que enfrentar as urnas no próximo ano, pois os seus mandatos acabam no dia 31 de janeiro de 2011.

Mas que isso se vê uma clara rebeldia as determinações do presidente Lula que pediu pelo menos cautela aos petistas. Carregar Sarney é fácil para Lula, mas é uma mala pesada para quem vai disputar eleição em colégios eleitorais exigentes como São Paulo (Mercadante), Paraná (Ideli), com os adversários pondo o dedo nas feridas.

Até o “manso” Suplicy tem dado umas rasteiras em Sarney, para se tornar popular, e mostrar sua insatisfação pelo fato de Lula além de tudo, ter se metido na sucessão ao governo de São Paulo, apontando Ciro Gomes (PSB) como o nome ideal, enquanto eles acham que a indicação correta seriam eles.

Até o senador Cristovam Buarque que recentemente a pedido de Lula retirou sua assinatura da CPI da Petrobras, começa a demonstrar enorme personalidade, com medo dos palanques.

Apoiando ou não apoiando Sarney, nem Aloizio Mercadante, nem Ideli Salvati, em Cristovão Buarque vão brincar o carnaval de 2011 como senadores da república. É nossa profecia maligna.

Quanto a Sarney preferimos não profetizar.

Nenhum comentário: