26 de jul. de 2009

Massa: quadro estável, mas ainda com risco de morte

Massa: quadro estável, mas ainda com risco de morte
Durante o treino de sábado, Felipe Massa foi atingido na cabeça por uma mola que se soltou do Brawn de Barrichello. O piloto perdeu os sentidos e seu carro seguiu reto até chocar-se com a proteção de pneus.

Foto: AP

MOMENTO DRAMÁTICO: Logo após o acidente, Felipe Massa é socorrido pela equipe médica no circuito do GP da Hungria e levado até o centro médico de Hungaroring

Fontes: Corriere del Sera, La Repubblica, Globo Esporte

O piloto brasileiro Felipe Massa foi retirado do coma induzido na manhã deste domingo pelos médicos do Hospital AEK de Budapeste, pouco menos de 24 horas após o grave acidente no treino classificatório para o GP da Hungria de Fórmula 1.


A mola que se soltou do carro de Barrichello vem em direção a Massa, imagem captada pela câmera do carro do piloto acidentado
O último boletim médico informou que Massa não sofreu nenhuma lesão neurológica e que foi sedado outra vez para que pudesse descansar mais.


De acordo com Peter Bazso, chefe geral do Hospital Militar de Budapeste, não foi constatada nenhuma nova lesão neurológica, mas disse que o brasileiro corre risco de morte, o médico brasileiro Dino Altmann, responsável pelo GP do Brasil, que viajou à Hungria, discorda do prognóstico afirmando que a situação é grave, mas não há risco iminente.

Pouco depois, Massa foi transferido para o Hospital AEK para ser operado para a retirada de um fragmento ósseo oriundo de uma fratura num osso da testa. Após o procedimento, que foi bem-sucedido, Felipe foi levado ao coma induzido um procedimento padrão para a melhor recuperação do paciente em casos como esse.

Foto: Reuters

Foi uma mola semelhante a essa que atingiu o piloto.


A cavidade orbital, também foi atingida, não tendo sido divulgado ainda com profundidade os possíveis danos causados a vista do piloto.
A tendência de evolução é que se tudo continuar sem novidades, com os exames mostrando estabilidade no quadro clínico, Massa seja retirado do coma induzido nas próximas 72 horas.

O coma induzido permite que o organismo do paciente sem maiores atividades cuide em se autorecuperar, ajudado por antibióticos e outros medicamentos específicos, uma vez que após o trauma inicial, o cérebro inchou, e por ter um coagulo, que pode inclusive se expandir, merece atenção redobrada.


Apesar de todos os médicos dizerem de público que não há riscos de morte, ou de lesões sérias, especialistas dizem que tais diagnósticos só serão consistentes após três ou quatro dias de observações.

Foto: Reuters

Antes da corrida a equipe da Ferrari prestou uma homenagem a Felipe Massa aplaudida pelo estádio

Nenhum comentário: