22 de jul. de 2009

Daniel Dantas incomodado pela justiça outra vez

Daniel Dantas incomodado pela justiça outra vez
Nova frente processual abre-se contra o banqueiro, que mais uma vez não corre o menor risco de ser punido de verdade

Fontes: O Globo, Notícias UOL, Blog do Noblat

O mesmo juiz, Fausto Martin De Sanctis, da 6ª Vara Criminal da Justiça Federal de São Paulo, que já o condenou a 10 anos, em outro processo, agora aceitou pedido de denuncia do Procurador federal que acusa banqueiro Daniel Valente Dantas de formação de quadrilha e organização criminosa, gestão fraudulenta de instituição financeira, evasão de divisas e lavagem de dinheiro, como resultado da segunda fase processual da polêmica Operação Satiagraha

Mais 13 pessoas, apresentada pelo MPF (Ministério Público Federal) de São Paulo foram também denunciadas.

O juiz também determinou a abertura de três novos inquéritos para aprofundar as investigações da Operação Satiagraha, ligada na denúncia a outro escândalo, o do mensalão.

Segundo o Ministério Público Federal, um dos inquéritos deve servir para aprofundar a participação de pessoas investigadas e não denunciadas inicialmente, como o ex-deputado federal Luís Eduardo Greenhalgh (foto a direita) e Carlos Rodenburg (ex-cunhado e sócio de Dantas).

Outro deles apurará crimes financeiros na aquisição do controle acionário da Brasil Telecom pela Oi, e, por fim, uma das investigações será de evasões de divisas supostamente praticadas por cotistas brasileiros do Opportunity Fund, com sede nas Ilhas Cayman, no Caribe.

O juiz também determinou à corretora BNY Mellon a liquidação do Opportunity Special Fundo de Investimento em Ações em até 48 horas depois de ser notificado. O fundo está bloqueado desde setembro do ano passado, depois de o Ministério Público receber um relatório de inteligência do (Coaf) Conselho de Controle de Atividades Financeiras, indicando suspeitas de lavagem de dinheiro pelo fundo.

O dinheiro obtido com a venda dos papéis do fundo será depositado na Caixa Econômica Federal e sujeito a correção. Se os réus forem condenados, perderão os valores.

A peça apresentada é a segunda denúncia do MPF no caso Satiagraha, operação da Polícia Federal que prendeu Daniel Dantas em julho do ano passado, juntamente com o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta e o megainvestidor Naji Nahas, entre outros investigados. Eles são acusados por crimes como lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta e temerária de instituição financeira, evasão de divisas e formação de quadrilha. Os indiciamentos ocorreram no final de abril.

O Opportunity foi apontado como parte de um esquema que desembocaria no chamado "valerioduto", do escândalo do mensalão.

Segundo a Procuradoria, por meio da Brasil Telecom, o grupo teria financiado contas pertencentes ao publicitário Marcos Valério, utilizadas no desvio de dinheiro público para o pagamento de parlamentares em troca de apoio político ao governo Lula. Este esquema nunca foi comprovado. Segundo o MPF, a Brasil Telecom firmou dois contratos superiores a R$ 50 milhões com as empresas de Valério -DNA Propaganda e SMP&B.

Em resumo: Daniel Dantas pode ficar irritado, mas não está preocupado. Não irá para a cadeia. Nem deixará de ser milionário. Todos os processos gerados pela famigerada Operação Satiagraha de Protógenes Queiroz do PSOL (foto a esquerda) vai dar em nada, por causa das provas nulas e tumultuadas. O STF vai mandar engavetar e incinerar tudo.

O contribuinte além de ter sido prejudicado pelos atos criminosos de Daniel Dantas e quadrilha, foi também garfado com milhões estupidamente gastos na Operação da Polícia Federal, pelo delegado maluquinho, Protógenes Queiroz, que vai ser deputado federal, pelo PSOL, na próxima legislatura.

Fossemos advogados de Daniel Dantas sugeriríamos sua candidatura ao Senado, o banqueiro tem perfil para o cargo e um curriculo com processos suficientes para se aliar aos mais poderosos que lá estão. Além da vantagem do foro privilegiado e impunidade garantida.

Nenhum comentário: