28 de jul. de 2009

Chávez forneceu bazucas aos guerrilheiros da FARC

Chávez forneceu bazucas aos guerrilheiros da FARC
Os governos da Colômbia e da Suécia estão pedindo ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que explique como um lote de armas suecas vendido a Caracas foi parar nas mãos de guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Ilusração “thepassiranews”


Chávez diz que a Colômbia está fazendo uma anti-propaganda brutal contra a Vezuela para justificar a colocação de bases americana em território colombiano

Fontes: World Gun, Blog do Reinaldo Azevedo, Semana

O coronel presidente Hugo Chávez precisa deixar de ser retratado apenas como um aprendiz de ditador risível que engana o seu povo, os venezuelanos, com uma política dúbia e espetaculosa, caracterizada num permanente esforço de se perpetuar no poder e destruir todos os opositores que atravessarem o seu caminho.

Hugo Chávez é um perigoso narcopresidente. Consorciado com o índio Evo Morales na Bolívia e o equatoriano Rafael Correa, formam um triunvirato criminoso como jamais se viu na história do narcotráfico internacional.

Chávez além de abastecer o mercado americano com petróleo, inunda também o país com drogas advindas das selvas colombianas, via FARC, protegida pelo governo equatoriano de Rafael Correa e das fazendas cocaleiras de Evo Morales.

Charge

Seus tentáculos de influências, tem se estendido em várias direções, pondo sob o seu poder, o casal Kirchner, financiando a campanha de Cristina para presidente da Argentina e recentemente subordinando o enfraquecido presidente Fernando Lugo do Paraguai, obrigando o presidente do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva, ceder aos sonhos de sedutor do bispo, alterando o tratado de Itaipu.

Repete-se a obediência cega e inexplicável de Lula aos seus ditames como havia feito com a Bolívia, no caso da Petrobras e no Equador no financiamento do BNDES.

Com a deposição de Manuel Zelaya de Honduras descobriu-se que monitorava o povo hondurenho, a quem tem declarado guerra aberta, contando na empreitada com outro parceiro mítico o presidente guerrilheiro Daniel Ortega da Nicarágua, sem esquecer os irmãos Castros, Raul e Fidel, transformando aqueles países da América Central e Caribe em entrepostos e rotas de drogas, para alcançar o território americano.

Não é a toa que Chávez procurar alianças com os maiores inimigos dos Estados Unidos, como o presidente terrorista iraniano Mahmud Ahamadinejad, (foto) dos governantes russos e flerta com os chineses, apóia o Hamas e os Palestinos, numa oposição internacional agressivamente contrária a todos os interesses norte americano.

O governo americano não tem nenhuma dúvida que seu programa socialista inclui planos de continuísmo bem mais amplo que apenas querer governar indefinidamente um país, na verdade seu interesse maior é a chefia do narcotráfico que lhe proporciona poder e dinheiro em proporções estratosféricas.

Por isso, não causa surpresa a denúncia publicado neste domingo, pela revista colombiana “Semana”, da comprovação de que os vários lança-foguetes AT-4, com suas respectivas munições, encontrados nos acampamentos da FARC, a guerrilha colombiana, foi fornecido aos bandidos seqüestradores e narcotraficantes, pelo exército venezuelano de Hugo Chávez.

Foto: Arquivo

Um modelo similar a este, fabricado pela industria militar sueca, vendida a Chávez, foi parar nos acampamentos da guerrilha colombiana

Trata-se de um artefato militar caro e com um potencial destruidor aterrorizante, pouco comum nos arsenais de países não beligerante. Uma arma que o exército da Colômbia, por exemplo, não possui e talvez não esteja nos arsenais de nem outro local da America Latina.

Uma espécie de bazuca de manejo e transporte simples e um poder destruidor aterrorizante, considerada uma das armas de infantaria mais eficientes e letais do mundo, capaz de destruir com um só disparo veículos blindados, bunkers ou fortalezas militares.

O governo colombiano chegou a Hugo Chávez consultando o fabricante das armas encontradas, a empresa Saab-Bofors Dynamics, da Suécia, questionando a venda desse tipo de armamento para um grupo guerrilheiro, o que contraria convenções internacionais do comércio de armas entre países.

Pelos números de série dos projéteis encontrados nos acampamentos da FARC, o fabricante sueco informou que o material havia sido vendido oficialmente ao exército venezuelano.

Dando a chance da dúvida e da explicação convincente, de um roubo ou desvio criminoso, por exemplo, o governo colombiano consultou a Venezuela passando todas as informações encontradas à espera de uma resposta oficial.

Fotos: Revista Semana

Em janeiro de 2007 o chefe guerrilheiro Iván Márquez enviou varios emails em que afirmava que os generaies venezulanos Cliver Alcalá (izquierda) y Hugo Armando Carvajal lhe entregariam lançadores de foguetes as FARC, em julho desse ano as armas foram encontradas num acampamento dos guerrilheiros

Segundo a revista “Semana” desde 2 de junho, quando foi encaminhada a documentação, até os dias de hoje, o governo de Hugo Chávez não se pronunciou sobre o fato, ou deu qualquer explicação.

A revista que vem investigando com profundidade, a descoberta das armas nas mãos dos guerrilheiros, diz que a informação confirma as várias mensagens em forma de emails encontrado nos computadores do chefe guerrilheiro da FARC, Raul Reynes, morto, em 1º de março do ano passado, pelo exército colombiano, acampado em território equatoriano.

O conteúdo das mensagens comprovavam, “entre outras coisas, vínculos estreitos e colaboração econômica, política e militar de funcionários e militares do governo de Hugo Chávez com a guerrilha colombiana.”

“Muitos desses documentos foram entregues pelo governo da Colômbia à Venezuela poucas semanas depois do bombardeio. Chávez sempre negou publicamente qualquer colaboração de seu governo com a guerrilha. Algumas das mensagens mais polêmicas eram aquelas nas quais Reyes e outros chefes guerrilheiros trocavam informações sobre a entrega de armas da Venezuela para as Fará. Caracas sempre negou.”

Posto nessa situação embaraçosa e sem saídas Chávez preferiu contra atacar com ameaças e teoria de conspiração. No site do governo venezuelano o presidente diz que seu país vai considerar um “ato inamistoso“ quase um ato de guerra, por parte do governo colombiano a aceitação de bases militares norte americanas em território da Colômbia, fatos em finais de negociações por parte dos governos da Colômbia e EUA.

Hugo Chávez diz que tais bases ameaçam a paz no continente.

Interessante que o presidente venezuelano se acha no direto de comprar aviões, helicópteros, tanques e sofisticadas armas de guerra, a russos e chineses, desequilibrando a segurança militar regional. Pode distribuir lança-foguetes com os guerrilheiros narcotraficantes e seqüestradores na Colômbia, mas “ofende-se” quando os colombianos, sem poderio militar para enfrentá-lo e a seus sócios guerrilheiros, busca a proteção norte americana.

Hugo Chávez estrategicamente quer sair da condição de réu para a de vítima defensor do interesses latino americanos. Para tanto mandou que o chanceler venezuelano, que por lá se chama ministro del Poder Popular para las Relaciones Exteriores, Nicolás Maduro, convocar a embaixadora colombiana na Venezuela, María Luisa Chiappe, para comunicar oficialmente o seu protesto. Avisou também que diante dessa situação serão revistas as relações entre os dois países, sob todos os pontos de vista, principalmente os políticos e comerciais (a Venezuela é o maior importador de produtos agrícolas colombianos).

Chávez rechaça também os que declaram, refere-se ao chanceler colombiano, Jaime Bermúdez, para justificar a presença norte americana, como contrabalanço de influências político militar, russas e chinesas, trazidas ao continente pela Venezuela.

O Presidente venezuelano diz textualmente no portal do governo que os pontos de vista são diferentes, afirmando:

"Nosotros sí tenemos serias razones para considerar al Gobierno yanqui una amenaza para el pueblo venezolano", concluiu.

Hugo Chávez que sempre demonizou o governo americano de George Bush, mostra agora uma face bem mais demoníaca e perigosa que a do norte americano.

Deus salve a América do Sul e Central!

Nenhum comentário: