23 de jun. de 2009

Saudades do verdadeiro Trem do Forró

Saudades do verdadeiro Trem do Forró
O Trem que hoje saí do Recife até o Cabo de Santo Agostinho, é um Trem do Forró possível, também é bom, que nos perdoem o saudosismo, mas quando terminava em Caruaru...

Fotos: Alfenin (Essas imagens são do trem atual)

Animação antes de sair da estação

Fontes: Fundação Joaquim Nabuco, Trem do Forró, Fotos do Sky Craper City- Alfenim

Há oito anos, devido às más condições da via férrea, deixou de circular o verdadeiro Trem do Forró, que saia da estação central do Recife atravessava todo o Agreste, com paradas festivas em todas as estações do percurso.

Os participantes ingressavam no trem bem cedinho e só retornavam à noite. Os vagões, decorados com motivos juninos, conjuntos musicais compostos por uma sanfona, um zabumba e um triângulo, se encarregavam de animar os passageiros. Quadrilhas improvisadas e muito forró, representavam um verdadeiro arraial sobre os trilhos.

O trem era aguardado nas estações pela população e por grupos regionais de cada cidade, fogos, homenagens, muita disposição para dançar e partia novamente, sem parar a festança.

A cada túnel, havia o momento dos beijos roubados e desejados, das mãos bobas das agarrações mais atrevidas. Gritinhos e cara de anjo, quando a claridade voltava. Muita gente começou namoro e até começou a fazer filhos nesses longos gostosos percursos na via férrea mais alegre do mundo.

A chegada na Estação Ferroviária de Caruaru era uma apoteose de arrepiar: queima de fogos, chegada rei e da rainha do forró, quadrilhas, bacamarteiros, bandas de pífanos, e as boas vindas do Prefeito.

Então todo mundo saia dançando forró rua a fora, até o Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, aonde se ia dança mais forró, uma beleza.

Agora o trajeto mudou e é feito entre o Recife-Cabo de Santo Agostinho, meia horinha de Trem, bom para turista.

O prefeito José Queiroz, e o deputado caruaruense Wolney Queiroz, bem que podia fazer mais essa coisinha por sua terra: a volta do Trem do Forró, a ida de um trem todo fim de semana para Caruaru, pode render dividendos políticos, turísticos e econômicos.

Todos os anos fazemos posts iguais a esse, cheio de saudades esperando que algo aconteça. Este ano, nossos amigos caruaruense gastaram toda a energia trazendo para a Capital do Agreste, dois trens imprestáveis, Dilma de Peruca e José Dirceu com um implante.

Caruaru não merece um castigo desses. Como protesto, nos amuamos e prometemos que só iremos ao pátio do forró, quando for de trem.

Nenhum comentário: