8 de jun. de 2009

Resgatados 17 corpos dos passageiros da Air France

Resgatados 17 corpos dos passageiros da Air France
Destroços e corpos começam a aflorar no Atlântico, uma semana após o acidente

Foto: Getty Images

Destroços com o logotipo da Air France, uma das evidencias que identifica o material como sendo do avião sinistrado na semana passada

Fontes: AP, G1, Ultimo Segundo

Marinha e Aeronáutica anunciaram no início da noite deste domingo (7) o resgate no mar de mais 12 corpos de ocupantes do airbus da Air France desaparecido no último dia 31 depois de ter partido do Rio de Janeiro com destino a Paris, na França. Com esses, somam 17 os corpos recolhidos desde o início das operações de busca em alto mar, a 824 km do arquipélago de Fernando de Noronha.

Foto: Reuters

Procurar na imensidão do oceano pequenos destroços é como procurar agulha num palheiro

O ponto onde, segundo a Aeronáutica, se encontra a maior parte dos destroços está localizado a 1.166 km do Recife, distância equivalente à que separa São Paulo de Porto Alegre

"Essa distância significa, por exemplo, ir de São Paulo a Porto Alegre de ônibus em 18 horas. Imaginando que essas distâncias serão percorridas por navios e, em alguns pequenos trechos, por aeronaves, dá para se ter uma percepção de como o processo logístico é complexo", exemplificou o capitão-de-fragata Giucemar Barbosa, porta voz da Marinha.

Todos os 17 corpos foram resgatados em águas brasileiras, oito foram retirados do mar pela fragata francesa Ventôse e os demais pelos navios brasileiros.

Foto: Reuters

De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), participam das operações de busca 14 aviões (12 brasileiros e dois franceses) e cinco navios brasileiros. Neste domingo, um navio francês se incorporou à operação.

A chegada a Fernando de Noronha de nove corpos, quatro homens e quatro mulheres e um ainda não identificado, transportados pela fragata Constituição esta deverá acontecer somente na terça (9).

A previsão é que, a cerca de 300 km da costa, um helicóptero vá ao encontro do navio (que navega em média a 40 km por hora) a fim de acelerar a chegada dos corpos ao arquipélago.

Segundo o tenente-coronel Munhoz, apenas a preparação inicial dos corpos será realizada em Fernando de Noronha. A liberação será feita no Instituto Médico-Legal (IML) de Pernambuco, no Recife. A identificação será feita conjuntamente pelas polícias Federal e Civil de Pernambuco.

Foto: Reuters

Cada destroço, cada corpo encontrado, deve ser resgatado com muita cautela, para que não se acrescente nada, a forma original como eles foi encontrado, por ser fundamental para as investigações

O tenente-coronel Munhoz, porta voz da Aeronáutica fez questão de frisar a complexidade da operação, que envolve uma gama diversificada de instituições brasileiras e francesas, que tem que trabalhar coordenamente:

"Eu gostaria de ressaltar aqui as responsabilidades de cada instituição: a busca e o resgate por corpos e destroços da aeronave são de responsabilidade da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira; os pertences dos passageiros que estão sendo localizados são de responsabilidade da empresa aérea; a investigação é responsabilidade das autoridades francesas; e, por fim, a identificação dos corpos é de responsabilidade da Polícia Federal e da Polícia Civil de Pernambuco", afirmou o Oficial.

Segundo as autoridades, centenas de objetos estão sendo avistados e recolhidos do mar, entre os quais partes das asas, partes da estrutura do avião, assentos, telas de LCD, máscaras de oxigênio e pertences pessoais dos passageiros da aeronave.

Foto: Getty Images

Embarcações menores são lançadas ao mar, para facilitar o recolhimento dos destroços

O Airbus da Air France transportava 228 pessoas de 32 nacionalidades, entre passageiros e tripulantes, na noite do último dia 31. O voo, de número 447, deixou o Rio de Janeiro às 19h30 (horário de Brasília) e fez o último contato de voz às 22h33. Às 22h48, o avião saiu da cobertura do radar de Fernando de Noronha.

De acordo com investigadores franceses, em um intervalo de quatro minutos, o avião emitiu 24 mensagens automáticas com sinais de anomalias no voo, das quais 14 entre 23h10 e 23h11.

Aula para Ministro enxerido

Foto: Getty Images

Acabaram-se os problemas e os equívocos, desde que os dois oficiais das forças armadas o Tenente-coronel Henry Munhoz, da Aeronáutica e Capitão-de-fragata Giucemar Barbosa, subordinados do Ministro da Defesa, Nelson Jobim, assumiram a missão de informar a imprensa os detalhes da operação de resgate do avião da Air France, que os problemas acabaram.

Ambos têm formação de comunicação social e pela formação profissional militar sabem o que realmente está acontecendo e o que pode e deve ser informado à imprensa.

Falam com sinceridade e modéstia, por vezes comunicando que não tem em mãos a informação desejada pelos jornalistas, e com honesta sinceridade, também deixam claro que algumas dessas informações ou imagens jamais serão repassadas, por respeito às vítimas e pelo código de ética das forças armadas, atuando nesse tipo de missão.

Dão entrevistas coletivas com hora marcada, não privilegiam nenhum órgão de imprensa e não se expõe mais que o necessário.

É assim que se faz Ministro Nelson Jobim.


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