30 de jun. de 2009

Outro Airbus cai no mar

Outro Airbus cai no mar
A Companhia aérea Yemenia Air estava corria riscos de entrar na lista negra da comunidade europeia, pela má manutenção das aeronaves

Foto: Sean Mowtt/Airliners.net

Foi este avião da companhia aérea iemenita Yemenia Air o Airbus 310-300, fotografado em 2002, na pista do Aeroporto Internacional Charles de Gaulle, em Paris, que caiu no mar, próximo ao arquipélago de Comores, no Oceano Índico.

Fontes: Portal Terra, Le Monde, Reuters

Um Airbus A310-300 do Iêmen com 153 pessoas a bordo, incluindo 66 franceses, caiu no mar quando se aproximava do arquipélago de Comores, no Oceano Índico, em meio ao mau tempo nas primeiras horas de terça-feira, disseram autoridades. Um sobrevivente foi resgatado vivo do mar, as informações são contraditória, uns afirmam ser uma criança de cinco anos, outro que é um adolescente de 14.

A autoridade aeroportuária de Paris disse que 66 franceses estavam a bordo do avião, que percorria o trecho final de um voo que levava passageiros de Paris e Marseille para Comores, via Iêmen. Um grande número de iemenitas também estava a bordo.

Dois aviões militares e um navio franceses deixaram as ilhas de Reunião e Mayotte, no oceano Índico, para ajudar nas buscas.

Este é o segundo Airbus a cair no mar no último mês, após o acidente com o Airbus A330-200 que voava do Rio de Janeiro a Paris quando se acidentou no oceano Atlântico com 228 pessoas a bordo em 31 de maio.

O trecho Paris-Marseille-Iêmen do voo da Yemenia foi percorrido em um Airbus A330. Em Sanaa, os passageiros que se destinavam a Comores trocaram de aeronave, embarcando no A310 que acabou caindo.

Foto: Getty Images

Parentes dos passageiros da Yemenia Air, que caiu no oceano, chegam ao aeroporto Marignane Marselha, sul da França, em busca de informações.

O ministro dos Transportes da França, Dominique Bossereau, disse que falhas haviam sido detectadas durante inspeções na França no A310 da Yemenia e que a aeronave não havia retornado ao país europeu desde então. Mesmo assim a companhia não estava na chamada “lista negra” das companhias aéreas que voam mesmo oferecendo riscos a seus passageiros.


Nenhum comentário: