27 de jun. de 2009

Fim das buscas do avião da Air France

Fim das buscas do avião da Air France

Foto: Reuters

Partes dos destroços resgatados no Atlântico descarregados no porto do Recife

Fontes: Portal Terra

A Força Aérea Brasileira (FAB) e Marinha anunciaram, nesta sexta-feira, o fim das buscas por corpos de vítimas do voo 447 da Air France. A justificativa foi a impossibilidade da localização de mais cadáveres ou restos mortais na superfície do Oceano Atlântico. O avião caiu depois de deixar o Rio de Janeiro em direção a Paris, no dia 31 de maio.

"Nos últimos nove dias, nenhum corpo ou despojo foi localizado. Do dia 12 de junho ao dia 26 apenas dois corpos foram resgatados", disse o tenente-coronel da FAB Henry Munhoz. No total, foram achados 51 corpos e mais de 600 partes do Airbus A330 da companhia francesa.

Foto: Centro de Comunicação Social da Marinha

Navio Tanque “Gastão Motta” da Marinha do Brasil, abastece de óleo combustível, em pleno Atlântico, na área de busca, para o navio anfíbio “Mistral” da Marinha Francesa

"Desde o começo, trabalhamos com o objetivo de localizar 228 pessoas. Todo o nosso planejamento foi para isso. Até hoje, estávamos preparados. Temos a plena consciência de que o melhor que pudesse ser feito foi feito pelo Aeronáutica e pela Marinha. A operação foi a maior operação de busca já realizada pelas Forças Armadas do Brasil".

Foram utilizadas na ação 12 aeronaves e outras 12 embarcações, em esquema de revezamento. A área percorrida pelos navios totalizou 35 mil milhas, o equivale

nte a oito vezes a costa brasileira. O total de militares deslocados para a área da queda do avião foi de mais de 1,6 mil.

Permanecem nas áreas de busca os navios e um submarino franceses, com o objetivo de localizar as caixas pretas da aeronave. Segundo a FAB, a decisão de interromper as buscas coube somente ao Brasil. Não foi solicitada pela França a ajuda brasileira na operação para encontrar as caixas-pretas.

Dentro de três dias, todos os navios brasileiros devem estar atracados nos portos do Recife e de Natal com o restante das partes do avião encontradas.

Foto: AP

Chegada dos corpos resgatados no arquipélago de Fernando de Noronha

O Airbus A330 saiu do Rio de Janeiro no domingo (31), às 19h (horário de Brasília), e deveria chegar ao aeroporto Roissy - Charles de Gaulle de Paris no dia 1º às 11h10 locais (6h10 de Brasília).

De acordo com nota divulgada pela FAB, às 22h33 (horário de Brasília) o vôo fez o último contato via rádio com o Centro de Controle de Área Atlântico (Cindacta III). O comandante informou que, às 23h20, ingressaria no espaço aéreo de Dakar, no Senegal.

Às 22h48 (horário de Brasília) a aeronave saiu da cobertura radar do Cindacta, segundo a FAB. Antes disso, no entanto, a aeronave voava normalmente a 35 mil pés (11 km) de altitude.

A Air France informou que o Airbus entrou em uma zona de tempestade às 2h GMT (23h de Brasília) e enviou uma mensagem automática de falha no circuito elétrico às 2h14 GMT (23h14 de Brasília). A equipe de resgate da FAB foi acionada às 2h30 (horário de Brasília).

Foto: Reuters

Com uma bandeira do seu time do coração sobre o caixão, de 23 anos, comissário de bordo do voo AF 447 da Air France, único tripulante brasileiro, foi enterrado às 16h40 desta quinta-feira (25), no Cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul do Rio.


Nenhum comentário: