8 de mai. de 2009

No encontro de Lula e Lugo a temperatura subiu

No encontro de Lula e Lugo a temperatura subiu
O bispo só quer venha nós. E o vosso reino, nada?

Foto: Governo do Paraguai

Será o começo de outra Guerra Brasil Paraguai?

Fontes: O Globo, Abril Notícias, ABC, La Nacion

As negociações entre Brasil e Paraguai emperraram. O jornal paraguaio ABC diz que o encontro entre os presidente do Brasil e Paraguai em Brasília, começou com abraços e sorrisos e terminou com rostos sisudos e cansados, depois de várias horas de reuniões.

O jornal Paraguaio La Nación diz que um dos negociadores do seu país, ao sair da reunião disse aos jornalistas:

“No se avanzó en nada!”

Durante nove meses de negociações, tempo suficiente para nascer um dos filhos de Fernando Lugo, mais às três horas frente a frente dois presidentes, e as negociações não se moveram.

Sorriso e abraços antes de começar a reunião, depois...
Em resumo, Lugo está inflexível que o tratado de Itaipu deve ser revisto e alterado. Lula oferece mundos e fundos, mais diz que não deseja alterar o tratado, e além do mais essa decisão não depende só do executivo, teria que passar também pelo Congresso Nacional.

Lula não parecer querer alterar e sabe que o Congresso não aprovaria uma modificação do tratado de Itaipu agora. Iam fazer cena de patriotismo, para angariar prestígio junto a sociedade.

O pensamento do Presidente Fernando Lugo, que faz da alteração do Tratado de Itaipu o pagamento de uma promessa de campanha é devastador e inflexível. Quer tudo e nada cede.

Entre outras coisas Lugo acredita que o tratado firmado pelas ditaduras que governavam então, os dois países, contém cláusulas leoninas que vão de encontro aos interesses paraguaios e devem ser modificadas.

Entende também que o valor que o Brasil paga pela energia excedente, comprada no acordo, cerca de 300 milhões de dólares esta defasada e deseja uma remuneração de sete vezes mais, algo como 2 bilhões de dólares.

Diz ainda que a dívida pelo pagamento da Hidroelétrica, toda feita com recursos brasileiros, estimada em 19 bilhões dólares, e que o Paraguai é obrigado a pagar metade, precisa ser auditada, pois está seguros que o valor já foi pago. Quer deixar de pagar imediatamente e dependendo do resultado da auditoria pretende receber de volta o que foi pago para o Brasil.

Foto: Agência Brasil

No Congresso Lugo encontrou com a Deputada gaúcha, sua vizinha, Manuela D’Avila, a musa do congresso, foi só sorrisos, por que não incluir a jovem parlementar na comissão que negocia Itaipu? Lugo ia concordar com tudo.

O jornal La Nacion diz que Lula diz que o tratado é irremovível, que se vence em 2023 e estabelece claramente que não poderá ser revisado até lá.

Continua o jornal que Lula propôs outras vantagens e concessões, para favorecer o desenvolvimento do Paraguai.

Entre elas, está a construção de uma linha de transmissão desde Itaipu até Assunção, com um custo de 200 milhões de dólares e duas pontes sobre a fronteira do rio Paraná.

Ainda oferece créditos para o desenvolvimento da indústria paraguaia.

Claro que aceitando o que oferece o governo brasileiro, Fernando Lugo teria que abrir mão de sua intenção de alterar o tratado.

O presidente Lugo, até agora, insiste que nada do que é oferecido é necessário, precisa apenas revisar o tratado de Itaipu. Se não for possível um acordo vai levar o Brasil aos tribunais internacionais.

A ladainha foi a mesma durante todo o dia e a noite, amanhã eles vão passear de trem no pantanal, quem sabe.

"CQC" põe saia justa em Lugo e Lula


O portal Perfil.com criou o Lugometro, um contador digital dos filhos do presidente Lugo. Três já confirmados, mais ainda há uma jovem de 22 anos, filha de uma promotora e outros que poderão surgir a qualquer momento

O pessoal do “CQC” criou aquela saia justa habitual quando do encontro de Presidente Lula e de Fernando Lugo. Antes da entrada de Lugo, o pessoal do "CQC", brincou com Lula:

- Presidente, o Brasil já perdeu de goleada do Paraguai. Vai perder também Itaipu?

Lula apenas sorriu. Quando Lugo entrou, o repórter do programa humorístico, agitando um pacote com oito preservativos, ofereceu:

“- Presidente Lugo, quer camisinha? Tem um pacote com oito unidades. Dá para curtir bastante - disse o repórter do humorístico e continuou “- São camisinhas brasileiras, não são do Paraguai, o senhor não terá mais problemas”, brincou. Lugo e Lula não esboçaram reação à brincadeira.


O boato de Brad Pitt
Tudo fazia crer que Brad Pitt iria se encontrar com Lula e Lugo

Fonte:Capital News

Havia um boato que o ator Bradd Pitt, estaria no Mato Grosso escolhendo locações para o seu próximo filme, e que encontraria com Lula e Lugo, que vão a região reinaugurar a linha do Trem Pantanal, que ligará Campo Grande a Corumbá.

A assessoria da presidência não confirma oficialmente a participação do ator na solenidade, mas se sabe que Dona Marisa que anteriormente não iria comparecer ao evento mudou de idéia.

Por fim, o jornal Capital News, de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, disse que o suposto Brad Pitt seria um empresário russo que veio ao País para um encontro de apicultores e que tem muita semelhança e costuma brincar dizendo ser o ator.

Toinho de Passira, (foto) também gosta de fazer essa brincadeira.


Nenhum comentário: