29 de mai. de 2009

Kim Jong-il o indecifrável ditador

Kim Jong-il o indecifrável ditador
O coreano do norte faz coisas destrambelhadas e irresponsáveis, prejudica a faminta população do país, põe o mundo em alerta e em pânico, ninguém sabem bem por que?



Kim Jong-il e sua cópia Doctor Evil

Fontes: O Globo, Caio Blinder

Hoje pela manhã a Coréia do Norte lançou o seu sétimo míssil, de curta distância, depois que fez o teste nuclear na segunda-feira e voltou a ameaçar todo mundo, informando que tomará medidas de autodefesa se o Conselho de Segurança das Nações Unidas punir Pyongyang (capital da Coréia do Norte) por seu teste nuclear de segunda-feira.

Comparar o baixinho Kim Jong-il, 66 anos, amante de sapatos plataformas, óculos escuros gigantescos, tido com playboy na juventude, pela constante companhia de belas mulheres, um apreciador de filmes de faroestes, a Doctor Evil, o arquiinimigo de Austin Power, não chega nem a ser original, há uma grande possibilidade de um inspirar o outro.

A distância entre eles é que o Dr. Evil é um trapalhão engraçado, seus foguetes não funcionam, e ele acaba fugindo de cena, para dar possibilidade de uma continuidade da série.

Kim Jong-il, apesar de aparentemente ridículo, merece ser levado a sério, pelo menos temido: já detém tecnologia da bomba atômica, suficiente incômoda para tirar o sossego imediato do seu vizinho, a Coréia do Norte, e a série de mísseis que anda lançando, com aparente sucesso, demonstra que ele está apenas afinando a pontaria.

"Se o Conselho de Segurança da ONU nos provocar, serão inevitáveis novas medidas de legítima defesa", afirma o ministério norte-coreano das Relações Exteriores, num comunicado pela televisão.

"Qualquer ação hostil do Conselho de Segurança da ONU significará a anulação do Acordo de Armistício", acrescentou o porta-voz se referindo ao fim da trégua no fim da Guerra Coreana de 1950-53, pela segunda vez nesta semana.

Os comentaristas políticos do mundo batem cabeça tentando compreender as razões e as pretensões do ditador.

O jornalista Caio Blinder chega a dizer:

“Vamos ser sinceros e admitir que sabemos pouco sobre o que acontece nos porões da ditadura comunista norte-coreana de Kim Jong-il.

Palpites dizem que ele quer endurecer e fechar mais o país, para assegurar a passagem do poder para o seu filho caçula, sem reações internas. Outros que ele é portador de uma doença terminal e está pondo fogo no planeta por pura diversão satânica.

Há também o mistério do porque a China ajuda o regime norte coreano sobreviver, fornecendo comida, apoio diplomático, peitando as grandes potências e segurando o “êxodo em massa dos refugiados”.

O palpite mais evidente é que se o regime ditatorial da Coréia do Norte desabar, o mais provável é que as duas Coréias se reunifiquem, com a supremacia da rica Coréia do Sul.

Foto: AP

O desconfortável clima de guerra na fronteira entre as duas Coréias

Como os sul coreanos são aliados fidagais dos norte americanos os chineses preferem pagar o preço e correr o risco a fortalecer mais ainda os coreanos aliados dos ianques.

O noticiário diz porem, que até a China está achando que o ditador Kim foi longe demais e está disposta a colaborar com o arrocho que está sendo aprontado contra ele.

A única voz em favor deles ainda é a Rússia, que nunca assumiu a proteção paternalista típica dos chineses, mas pede paciência a comunidade internacional.

O mais perturbador disso tudo é que a ONU enquanto prepara sanções diplomáticas e econômicas contra a Coréia do Norte, tem que ter o extremo cuidado para não piorar ainda mais a situação de fome e penúria em que vive a grande maioria da população norte coreana, enquanto os seus dirigentes torram milhões com explosões de bombas atômicas e mísseis balísticos.

O sucessor de Kim Jong-il
Todos os seus filhos homens podem ser seu sucessor, mas como tudo do país coreano, o nome preferido do ditador é só especulação

No mês passado, Kim Jong-un, o filho mais jovem dos três do comandante supremo, passou a fazer parte da Comissão Nacional de Defesa como instrutor de baixo nível, segundo publicaram os meios de comunicação sul-coreanos e japoneses.

Daí, segundo a agência de notícias sul-coreana Yonhap, está destinado a escalar progressivamente cargos mais altos no órgão que supervisiona o poderoso exército norte-coreano, integrado por 1,2 milhão de soldados.

Com um objetivo final: o trono comunista.

Kim Jong-un, de 26 anos, estudou sob identidade falsa em uma escola internacional em Berna (Suíça), fala inglês, gosta de basquete e de música ocidental. Diz-se que ele tem capacidade de liderança e se parece e age como seu pai. A foto ao lado é uma concepção da provável aparência do jovem.


Kim Jong-nam, gosta da Disnelandia e Kim Jong-chol fama de efeminado (essa imagem não se tem certeza pertencer ao filho de Kim)

O excêntrico dirigente asiático tem outros dois filhos. O mais velho, Kim Jong-nam, 38 anos, foi considerado durante muito tempo seu favorito, até que foi detido no Japão em 2001 usando um passaporte falso da República Dominicana para tentar visitar o parque de atrações Disneylandia em Tóquio.

O segundo, Kim Jong-chol, 29, aparentemente não goza das preferências de seu pai. Um antigo cozinheiro do dirigente norte-coreano conta em suas memórias publicadas em 2003 que este considera seu segundo filho "afeminado".

Mas o jornal sul-coreano "Dong-a Ilbo" publicou há alguns dias, que Kim Jong-chol está sendo preparado para governar algum dia, para o que lhe foi atribuído um cargo secreto de alto nível no Partido dos Trabalhadores, e presta contas diretamente a seu pai.


Nenhum comentário: