12 de mai. de 2009

Corrupção faz disparar preço do Trem-Bala brasileiro

Corrupção faz disparar preço do Trem-bala brasileiro

Fotomontagem Toinho de Passira

O trem bala mais caro do mundo, vem aí...talvez

Fontes: Opinião e Notícia, Valor Online, AE Investimentos

O trem bala será mais um daqueles projetos que já vem com uma CPI anexada. Desde a vontade de fazer, até a apresentação do projeto, os custos subiram 4 bilhões, agora que está perto de Lula inaugurar a assinatura de inicio dos estudos do projeto, divulgam que o novo preço com mais 4 bilhões.

Mesmo acrescentando mais propinas e contribuições para o caixa 2 da campanha do próximo ano, são muitos bilhões de dólares.

Dizem que o estudo encomendado à consultoria britânica Halcrow, chegou ao governo há um mês. Agora as contas falam em US$ 15 bilhões, com o adendo de que nas "piores condições possíveis", os gastos podem ser superiores a US$ 20 bilhões, ou seja, adicionando daqui para frente os índices de corrupção, estaduais, municipais, ministeriais e presidenciais, por baixo teremos um trem de US$ 40 bilhões, quando talvez seja inaugurado em 2014.

Um bilhão Lula vai torrar logo, nas festas de implantação do projeto, propaganda, coquetéis, sobrevôos pelas áreas do trem bala, e alguma propina que ninguém é de ferro.

Mesmo o preço apresentado nesse último estudo, é absurdo, são 400 quilômetros de trilhos desde a Estação da Luz em São Paulo até a Central do Brasil no Rio de Janeiro, cada quilometro iria custar US$ 4 bilhões. Vai fazer trem caro assim na casa de mãe Dilma.

Não falaram se os trilhos serão de ouro, cravejados de brilhante.

Pondo uma lupa, vemos que Odebrecht faz parte de um dos consórcios interessado na construção, acompanhada da Siemens e da Interglobal, seu projeto é de tecnologia alemão, inicialmente era previsto para modestos US$ 6,3 bilhões

Ninguém duvida que a Odebrecht e seus associados sejam os francos favoritos.

O outro consórcio a Italplan Engeneering, Environment & Transports, que sugeriu a tecnologia italiana, com um custo total de US$ 9 bilhões, já construiu outros trens bala, mas tem pouca ou quase nenhuma experiência no Brasil.

A Odebrecht conhece mais o molejo dos políticos de nosso país, se necessário paga até pensão alimentícia, com a Mendes Junior, vai acabar descolando o projeto, com os novos valores, ou melhor, com o valor futuro, perto do céu, por “competência”.

Há pouco menos de um ano, o blog Coturno Noturno que Dilma diz odiar, mais lê todos os dias, registrava que o os argentinos já haviam assinado contrato para construção do trem bala deles, que unirá as cidades de Buenos Aires a Rosário, 300 quilômetros ao norte, e a Córdoba, 700 quilômetros ao noroeste, que representam o maior conglomerado urbano da nação sul-americana. 

Dizia o Coronel do Coturno Noturno que a oposição de lá, estava com a corda toda:

“É uma obra faraônica e haverá corrupção. É um investimento de 4 bilhões de dólares, sem nenhum sentido de projeção estratégica. É um calote gigantesco", afirmou o deputado Fernando Sánchez, da oposicionista Coalizão Cívica.

Fique bem claro que 1.000 quilômetros de lá, está custando um terço que os 400 quilômetros daqui.

Será que os políticos argentinos não sabem se valorizar?


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