21 de mai. de 2009

Colômbia: Uribe quer um terceiro mandato?!

Colômbia: Uribe quer um terceiro mandato?!

Foto: Elmer Martinez /AFP/Getty Images

Uribe sem anunciar candidatura mas deixando a aprovação rolar, com outro presidente em outro país.

Fontes: Boston Globe, El Tiempo, Time, Estadão

Na Colombia o parlamento já aprovou um terceiro mandato para presidente da república, e depois de tramitações legais, deverá gerar um referendo, até novembro proximo para consultar a população se aprova a mudança.

Para que a Constituição seja modificada, é preciso que cerca de 7,5 milhões de votos - 25% do total de eleitores - aprovem a emenda.Se isso ocorrer, será a segunda reforma realizada no mesmo artigo da Constituição sob o governo de Álvaro Uribe.

A primeira mudança ocorreu em 2004, para permitir que o presidente colombiano, eleito em 2002, concorresse a uma primeira reeleição presidencial em 2006.

A base governista corre contra o tempo, pois o referendo precisa ser convocado até o mês de novembro, quando termina o prazo legal para que Uribe anuncie sua candidatura a um novo mandato.

Uribe até agora não disse se pretende ou não disputar uma nova eleição. Talvez o presidente colombiano esteja esperando para ver como o governo americano de Barack Obama vê a possibilidade dee ter um terceiro mandato. Afinal durante estes primeiros sete anos os americanos despejaram na Colômbia a fundo perdido, mais de US $ 5 bilhões principalmente em ajuda militar, o que possibilitou o sucesso na luta contra os guerrilheiros, segundo a revista Time Magazine.

Foto: Reuters

Presidente Uribe ao lado do Ministro de Defesa Juan Manuel Santos, um dos candidatos

O ex-ministro de Defesa colombiano, Juan Manuel Santos, saiu do governo na segunda-feira, por que pretendo disputar a cadeira presidencial.

Visto como um dos principais protagonistas da política de enfrentamento às guerrilhas, Santos disse que não competirá com o atual presidente e que concorrerá à Presidência somente se Uribe não se candidatar, mas acredita que o presidente não vai querer continuar.

O problema é que atualmente Alvaro Uribe tem 68% de aprovação, e as pesquisas do instituto Gallup dizem que se ele se candidatar é imbatível.


Nenhum comentário: