10 de mai. de 2009

Chávez: Não existe terra privada!

Chávez: Não existe terra privada!
O presidente venezuelano ressaltou que hoje, domingo, que no país "no hay tierra privada", ao anunciar a expropriação dezenas de pequenas glebas, que somam mais de 10.000 hectares.

Foto: Miguel Angulo / Prensa Presidencial

O presidente Hugo Chávez hoje, domingo, em Barinas, dirigindo um trator pelas terras desapropriadas, após o programa Alô Presidente 

Fontes: Noticias 24, ADN , Jornal 2001

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, desapropriou hoje, durante o seu programa domingueiro Alô Presidente 10 mil hectares de terra, que disse estarem ociosas, e que se destinarão a produção de alimentos.

O documento foi de expropriação foi pomposamente assinado durante o programa, que completa hoje 330 apresentações.

Explicou a desapropriação argumentando que elas estavam sendo feitas em beneficio da sociedade e que seus pretensos donos não tinham documentos que o creditassem como os verdadeiros proprietários.

Disse que os opositores de setores dominantes vão criticar seus atos de desapropriação:

“– Que dizem os latifundiários? Que isto é um roubo. O mesmo que diz um ladrão quando o capturam: sou inocente” – argumentou.

Mas subiu o tom das pretensões quando disse que mesmo os títulos de propriedades considerados legais, se analisados em profundidade, chega-se a conclusão que “não há terra privada.”

"Quase todas estas propriedades são produtos de despejos e de violência de poderosos contra os camponeses, os indígenas, os pobres. Para isso chegou à revolução socialista, para colocar as coisas em seu lugar. Não há terra privada, Eu assim o digo" – vociferou Chávez.

"Pode haver ocupantes e produtores, produzindo na terra, porém se não produzem bem, perdem o direito de exploração” - bradou o presidente venezuelano.

As terras que Chávez expropriou estavam produzindo, dedicadas ao plantio de cana de açúcar. O argumento leonino do presidente para tomar as propriedades é que tal cultivo esgota rapidamente a terra.

Agora o governo vai determinar que em toda área sejam plantadas tomates, pimentões e cebolas.

Registro no final que vai prosseguir desapropriando latifúndios e terras mal utilizadas, com o objetivo de alcançar o auto- abastecimento alimentar no país.

Quando estava para ser aprovada a nova constituição da Venezuela, os proprietários rurais argumentavam que a definição de propriedade privada da nova carta lhes tiraria o direito de propriedade e de indenização em caso de desapropriação , e é exatamente isso o que está acontecendo.

Chávez está atiçando um vespeiro.


.

Nenhum comentário: