31 de mai. de 2009

Chávez exige autoridades agindo contra a imprensa

Chávez exige autoridades agindo contra a imprensa

Foto: Getty Images

Fontes: Ultimo Segundo, G1

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, exigiu e ameaçou, as autoridades de diferentes poderes do Estado, inclusive um ministro do Governo, que ou renunciem ou atuem contra os veículos da imprensa que "envenenam" o país.

Imagina-se que estas autoridades estão reagindo a tomar medidas extremas contra alguns desses órgãos, destacando-se a Globovision, fazendo Chávez, ao trazer a público suas exigência nesse tom ameaçador.

Após frisar que o objetivo destes meios de comunicação é "incitar" um magnicídio, (a morte do presidente)

"Faça o que tiver que fazer", declarou Chávez ao ministro venezuelano das Infraestruturas, Diosdado Cabello, que também dirige a Conatel, o órgão encarregado das telecomunicações.

O presidente também pediu à procuradora geral, Luisa Ortega, e à presidente do Supremo Tribunal, Luisa Estella Morales, que "cumpram com suas obrigações para com o povo"

Chávez ordenou que o ministro de Habitação e Obras Públicas, Diosdado Cabello, e os chefes da Procuradoria, do Supremo Tribunal e do Conatel, órgão que regula a imprensa, "cumpram sua obrigação perante o povo, já que foram nomeados para isso".

Caso contrário, "renunciem, deixem os cargos e (sejam substituídos por) pessoas com coragem", afirmou o governante no programa de rádio e televisão "Alô, presidente!"

"Este problema é de todos, de toda a sociedade. Vou esperar que cumpram o que têm de cumprir", mas, "se não acontecer o que tem de acontecer, eu mesmo terei de atuar", acrescentou.

O chefe de Estado disse ainda que, no ano passado, devido a "ineficácias e vazios" ainda existentes, teve de atuar pessoalmente com sanções.

Caso o Estado não atue contra a imprensa que "envenena o povo, declarou o governante, "seremos corresponsáveis, cúmplices e culpados de não exercer a autoridade".

Durante o programa, o presidente não citou o nome de nenhum veículo de comunicação, nem afirmou que espera o fechamento definitivo de algum deles .

No entanto, disse que o empresário Guillermo Zuloaga, presidente da rede de TV "Globovisión", "é um mafioso".


Nenhum comentário: