4 de abr. de 2009

Maluf, o corrupto imbatível

Maluf, o corrupto imbatível
Ninguém sabe melhor que ele administrar o dinheiro de corrupção, um gênio da gatunagem política

Foto: Antonio Milena/AE


Paulo Salim Maluf o mais bem sucedido e impune corrupto do Brasil

Fontes: Valor Online, Revista Veja

A revista VEJA fala dos desvios de verbas promovido por Paulo Maluf na prefeitura de São Paulo nos anos 90 e classifica com: Uma pequena obra-prima da gatunagem.

Na verdade agora que foi descoberto o sistema até que parece bem simples, como são as obras primas, mas o promotor Silvio Marques, do Ministério Público de São Paulo. Dedicou os últimos oito anos de sua vida, para desvendar esse quebra cabeça. Segundo a revista teria analisado 272.000 documentos bancários do Brasil, Estados Unidos, Suíça, Inglaterra, França e Ilha de Jersey para rastrear o dinheiro sumido. 

"Hoje, posso afirmar que ao menos 93 milhões de dólares foram furtados da prefeitura de São Paulo por Paulo Maluf. O dinheiro deu a volta ao mundo para ser lavado, mas descobrimos seu paradeiro: voltou ao Brasil, como se fosse um investimento feito a partir do Deutsche Bank da Ilha de Jersey em debêntures da Eucatex, a empresa de Maluf", explica o promotor. 

Impressionada com as provas levantadas por Silvio Marques, a Justiça de Jersey decidiu bloquear outros 22 milhões de dólares que continuam depositados por lá, em contas controladas pelos filhos de Maluf, e que também foram roubados da prefeitura.

O promotor conquistou, ainda, outra vitória: o Deutsche Bank aceitou pagar 5 milhões de dólares à prefeitura paulistana apenas para não figurar em um processo criminal ao lado de Maluf.

O Ministério Público tentará agora repatriar os 22 milhões de dólares que estão em Jersey e o mais difícil retomar os 93 milhões de dólares da Eucatex, a empresa dos Malufs.

Desejamos que o deputado Paulo Maluf, tenha uma vida longa, pois é preciso que se avalie estatísticamente quanto tempo é necessário para alguém poderoso leva para ser condenado, se é que será algum dia.

Desde 1970 que Paulo Maluf é processado sem que tenha sido condenado até hoje. Fala-se que ele já respondeu centena e meia de processos a maioria já arquivados.

Mesmo assim em 2006, concorreu as eleições, tornando-se o deputado federal mais votado do Brasil, com mais de 739 mil votos.

Mas últimas eleições de prefeitos, candidatou-se sem sucesso a prefeito de São Paulo, mas fez sucesso por ser o cadidato a prefeito que respondia a mais processos na justiça, segundo lista divulgada (22) pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

Com 78 anos, Paulo Maluf já desfruta de vários benefícios legais, como a prescrição pela metade na maioria dos crimes, prisão domiciliar etc.

Fica cada vez mais óbvio que, no Brasil, se você roubar muito se dá bem.


Nenhum comentário: