3 de abr. de 2009

Lula em papo de botequim prometeu dinheiro ao FMI

Lula em papo de botequim prometeu dinheiro ao FMI

Fotomontagem Toinho de Passira

Direto do Botequim Presidencial

Fontes: BBC Brasil , Ultimo Segundo

O Brasil não vai emprestar dinheiro ao FMI, Lula estava embriagado quando falou aquilo. Viajava de trem, debaixo do canal da Mancha, de Paris a Londres, enquanto tomava um uisquinho e conversava com jornalista mais chegado, quando resolveru contar pabulagem.

Existem vários tipos de bebados, os que ficam valentes, os que ficam cantando todas as mulheres do bar e os que viram gays e atacam os amigos. O nosso presidente é do tipo de bebado rico.

Como a assessoria tinha lhe instruido ele ressaltou para os jornalistas que mesmo diante dessa crise toda, o Brasil não ia pedir dinheiro emprestado ao FMI.

Esperava que houvesse uma comoção, mas ninguém ligou. Então ele, o rei da metafora e do improviso emendou a frase de efeito, dizendo que Brasil ia emprestar dinheiro ao FMI.

Metade da comitiva se engasgou.

Mantega e Meirelles olharam um para o outro, com aquela expressão de desastre, o chamado olhar PQP.

Não satisfeito Lula ainda perguntou aos jornalistas, em tom irônico:

- Não é chique? - arrancando risos, no momento em que foi retirado para o vagão reservado da comitiva, para longe da imprensa.

No momento o único que se arriscou comentar a medida foi o assessor de Assuntos Internacionais da Presidência, Marco Aurélio Top- Top Garcia, afirmando também de improviso, que o Brasil ia colocar as reservas cambias no fundo, mas elas iam continuar a ser contabilizadas como parte das reservas internacionais, uma bobagem que só podia se originar de um evidente idiota.

Desde então, tanto Mantega como Meirelles vem dado explicações variadas e vazias: “não sabem ainda de onde vão tirar o dinheiro para emprestar ao FMI, de como vai ser o mecanismo, de quanto vai ser a quantia.

Tudo papo furado esperando que aconteça alguma outra novidade e essa história como tantas outras, da mesa do botequim presidencial, acabe sendo esquecida.


Nenhum comentário: