2 de abr. de 2009

Lula elogiado pelos ricos, não é bom sinal

Lula elogiado pelos ricos, não é bom sinal
Seguindo o raciocínio do PT, antes de ser governo, se os americanos estão elogiando Lula é porque ele não está fazendo boa coisa para o Brasil


Quem é mesmo essa velhinha sentada ao lado de Lula?
Foto: Reuters

Fontes: O Globo

Luiz Inácio Lula da Silva virou figura folclórica na reunião do G20, o grupo das 20 maiores potências econômicas do mundo, o presidente brasileiro recebeu elogios brincalhão do presidente Barack Obama que disse que Lula é o "político mais popular da Terra" e o comentário, feito numa roda com outros líderes mundiais, foi corroborado com ênfase, pelo primeiro-ministro da Austrália, Kevin Rudd, por exemplo, acrescentou que o brasileiro é “o mais popular político de longo mandato".

Sem contar que um pouco antes, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, disse que as “prioridades” dos governos da França e do Brasil estão “alinhadas”.

O tom geralmente é de admiração por Lula defender os direitos de países em desenvolvimento no cenário global - algo que parece não ter sido muito afetado pela pouco diplomática declaração sobre banqueiros "brancos de olhos azuis".

- Estava claro que Lula não estava promovendo teorias raciais, e sim chamando a atenção para essa injustiça de que a vasta maioria do mundo tenha de sofrer pela ambição e estupidez de poucos - disse o comentarista político Mark Weisbrot.

Até quando Lula curtindo a vida, resolveu conhecer o Eurostar, para se deslocar ontem de Paris para Londres, recebeu elogios do jornal "Guardian", dizendo que Lula foi um exemplo de respeito ao meio ambiente. Sarkozy, por exemplo, usou o avião presidencial para o mesmo trajeto. Para o jornal, "Lula deu uma lição nos outros líderes com sua jornada de pouca emissão de carbono".

Os ingleses não sabem que aqui no Brasil, para ir da cozinha para a sala, ele vai de Aerolula.

O encontro em Londres, aliás, tem sido um prato cheio para Lula. Para a foto oficial da reunião, ele sentou-se ao lado da Rainha da Inglaterra, na primeira fila, coincidentemente na frente de Obama, aquela foto para colocar na sala.

Seu prestígio, porém, aumentou muito depois da informação de que o Brasil está disposto a contribuir com recursos para o Fundo Monetário Internacional (FMI) para que o órgão ajude os países pobres afetados pela crise financeira internacional.

“Não somos um país pobre e pequeno. O Brasil é um país grande. O que faltava para ele era respeito”, disse Lula fazendo média com o nosso dinheirinho.

Nenhum comentário: