6 de abr. de 2009

Itália terremoto: centena de mortos

Itália terremoto: centena de mortos Até as 18 horas, o jornal Corriere della Sera confirmava 150 mortes, mas ainda há muitos desaparecidos

Foto: Site do jornal Corriere della Sera

Fontes: Corriere della Sera, BBC Brasil, The New York Times

Um violento terremoto sacudiu nesta segunda-feira a cidade medieval de Áquila, no centro da Itália, matando centenas de pessoas, deixando milhares de feridos e outras tantos desabrigadas.

Foto: Filippo Monteforte/Agence France-Presse -- Getty Images

O tremor de 6,3 na escala Richter atingiu Áquila às 3h32 (22h34 em Brasília), quando a maioria dos moradores dormia. O abalo foi sentido na capital, Roma, que fica a 95 quilômetros de distância.

De acordo com a Defesa Civil de Áquila, cerca de 10 mil prédios da cidade - que tem 70 mil habitantes - foram danificados. Um albergue de estudantes e algumas igrejas ruiram por inteiro. Equipes de resgate estão procurando sobreviventes sob os escombros.

Foto: Vincenzo Pinto/Agence France-Presse — Getty Images

O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, cancelou sua viagem a Moscou e foi para Áquila. O governo italiano decretou estado de emergência na região de Abruzzo, onde Áquila está localizada. O tremor causou danos também em outros vilarejos da região, que é montanhosa. Linhas de telefone e eletricidade foram danificadas e cortadas.

O hospital de Áquila foi parcialmente danificado, o que dificultou o atendimento aos feridos. Milhares de voluntários de toda a Itália se dirigiram à região. Segundo a Defesa Civil, o número de vítimas em Áquila deve superar o do último terremoto que atingiu a Itália, em 2002, na cidade de San Giuliano, na região da Puglia, onde morreram 20 pessoas.

Foto: Getty Images

O tremor também foi sentido em outras regiões italianas, como Lazio e Marche, onde não ocorreram danos ou houve vítimas. Algumas pessoas, apavoradas, chegaram a sair às ruas de cidades dessas regiões.

Foto: Pier Paolo Cito/Associated Press

Em Áquila, o tremor durou aproximadamente 30 segundos durante a madrugada. Moradores e equipes de resgate usavam as próprias mãos para remover escombros de prédios destruídos. Sobreviventes, muitos em suas roupas de dormir, se abraçavam enquanto esperavam notícias de parentes ou amigos.


Permalink

Nenhum comentário: