9 de abr. de 2009

Evo Morales em greve de fome chantageando parlamento

Evo Morale: greve de fome chantageando parlamento

Foto: Getty Images

Fontes:AFP, La Prensa, Comuniweb

O presidente da Bolívia, Evo Morales, se declarou nesta quinta-feira em greve de fome junto com dirigentes sindicais e sociais, em protesto contra a demora do Congresso em aprovar a lei que permita realização de eleições no final do ano, nas quais Morales tentará ficar no poder até 2015.

"Diante da negligência de um grupo de parlamentares, fomos obrigados a adotar esta medida de jejum voluntário", disse Morales, em discurso pronunciado no palácio de Governo de La Paz.

Além disso, um documento do partido governista Coordenadora Nacional pela Mudança (Conalcam) advertiu: "Nós nos declaramos em greve de fome junto a Morales e outros líderes da unitária Central Operária Boliviana (COB).

O fato acontece no momento em que o Congresso debate, em meio a fortes disputas entre governismo e oposição, uma nova lei eleitoral.

Evo Morales quer que a lei reserva cotas privativas de índios do interior para o parlamento e o voto de bolivianos no exteriro, o que não é aceito pela oposição que ainda quer um recadastramento eleitoral e mais autonomia para a Justiça Eleitoral.

Os partidários de Morales estão em vigília “pacifica” acampados em frente do Congresso.(foto)

O Vice presidente da republica boliviana, Alvaro García Linera, que preside o congresso, declarou oficialmente, desde a madrugada, que o parlamento boliviano está em sessão ininterrupta, até que seja aprovada a norma que estabelecerá as regras das eleições do próximo dia 06 de dezembro.

Foi a maneira encontrada para que não se vencesse o prazo fatal, de seis meses de antecedência para a aprovação da lei eleitoral, do novo pleito. A outra cartada é fazer todos os deputados e senadores fiéis ao governo renunciem em massa, o que permitiria, pela constituição que fosse o presidente quem marcaria a data e estabeleceria as regras eleitorais, por falta de quorum no Parlamento.

Oposição qualificou como chantagem a greve de fome de EVO

Walter Guiteras senador do Podemos, o partido da oposição,criticou com dureza o presidente Evo Morales e sua greve de fome, afirmando que o Poder Legislativo não pode se submeter a chantagem e pediu mais seriedade ao primeiro mandatário.

Outra ala da oposição acabou ironizando a greve, o deputado Carlos Dabdoub, de Santa Cruz, garante que ele vai aproveitar este protesto para fazer uma dieta:

“Morales está muito gordo e sua roupa de US$ 1.500 não serve mais, por isso faz greve”.

Por sua vez a ministra da Justiça, Celima Torrico não descartou a possibilidade de todo o ministério boliviano entre em greve de fome, em apoio ao Presidente Evo Morales, seguindo o exemplo do Prefeito de Cochabamba.


Nenhum comentário: