25 de mar. de 2009

Prefeitos 'estão comendo pão que Lula amassou'

Prefeitos 'estão comendo pão que Lula amassou'

Fotomontagem Toinho de Passira

O diabo que amassou o pão

Fontes: Portal , Portal , Portal

Há pouco mais de um mês, o presidente Lula reuniu a maioria dos prefeitos do país - 3.500 – numa festa que custou aos cofres públicos cerca de dois milhões, só para anunciar um “pacote de bondades” e apresentar a sua candidata.

O pacote de bondades era falso, e as melhorias e facilidades para os municípios era apenas uma daquelas propagandas enganosa. Queriam mesmo apenas exibir a candidata.
As mentiras não sobreviveram ao primeiro repasses do Fundo de Participação dos Municípios que já encolheu em média 19% e com projeção de piora acelerada.

Dos 5.500 municípios, cerca de 4.500 têm no repasse federal a sua principal fonte de recursos.

Por onde tem viajado, nos últimos dias, o Presidente Lula tem sido abordado por prefeitos desesperados, enraivecidos e decepcionados, fazendo sérias cobranças.

O secretário de Gestão da Receita de Jaboatão do Guararapes, Joel José da Silva, por exemplo, onde Lula esteve recentemente, previu uma queda de 14% nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em março de 2009 pondo o Município em sérias dificuldades inclusive para pagar a folha salarial deste mês.

Em todo o país, agora por conta própria e em protesto, os prefeitos estão organizando uma marcha à Brasília. Hoje (25) todas as prefeituras do Paraná vão fechar as portas por um dia, uma manifestação de alerta ao governo.

Lula acossado, com a situação, e sem saídas aparentes, soltou ontem, uma daquelas frases de efeito, disse que reconhecia que os prefeitos estão comendo “o pão que o diabo amassou”, sem reconhecer que foi ele e sua equipe econômica que pôs os municípios nessa situação, os verdadeiros padeiros do pão demoníaco.

Foi o governo que ao decidir reduzir a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre carros, que gerou toda a defasagem, uma vez que o IPI é uma das principais fontes de receita para formação deste fundo.

Pensaram em salvar as montadores e não se preocuparam em observar as consequências sobre os municipios brasileiros. Não dá para acreditar que os homens da economia do governo, não foram capaz de prever essa situação, ou simplesmente não se incomodaram em deixar acontecer. Para se ver como está sendo tratada com pouca competência e desleixo a “marolinha” do presidente Lula.

O Fundo de Participação dos Municípios é uma transferência constitucional composto de 22,5% da arrecadação do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados. Segundo dados divulgados pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) o valor efetivo do segundo repasse de março está sendo 19% menor que a estimativa da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). O valor repassado às prefeituras atinge a ordem de R$ 250 milhões enquanto a previsão divulgada no início do mês era de R$ 350 milhões.



Nenhum comentário: