19 de mar. de 2009

Papa Bento XVI condena camisinha

Papa Bento XVI condena camisinha
Quase todos os governos europeus, pioneiramente a França, e inclusive a sua terra natal a Alemanha, reagiram com veemência e discordância a posição do Chefe Espiritual da Igreja Católica Apostólica Romana.

Foto: Reuters

O Papa foi recebido no aeroporto em Camarões, pelo Presidente Paul Biya e sua discreta esposa Chantal Biya.

Fontes: Clix , Correio da Manhã , Zenit,Revista Época

O Papa Bento XVI ao começar a sua visita a África, um dos continentes onde há mais vítimas das doenças sexualmente transmissíveis, principalmente AIDS, ainda no avião papal, antes de pousar da primeira estada, em Camarões, declarou que o uso do preservativo não é uma solução e pode pelo contrário agravar o problema da AIDS, a síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA)

Imediatamente recebeu uma exurrada de críticas, iniciada pelo governo frances:

“A França exprime a sua viva preocupação quanto às consequências das declarações de Bento XVI”, disse o porta-voz do ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Eric Chevalier. “O nosso papel não é o de emitir julgamentos sobre as doutrinas da Igreja, mas consideramos que estas observações põem em risco políticas públicas de saúde e os imperativos quanto à proteção da vida humana”

O governo da Alemanha, terra natal do Papa, fez eco da reação francesa. "Há que dar acesso ao planejamento familiar aos mais pobres entre os pobres. E o uso do preservativo faz parte desta política. Qualquer outra medida seria irresponsável", afirmou o ministro da Saúde alemão. O governo belga também juntou a sua voz às críticas.

Fotos: Reuters

Longe da polêmica os africanos tratam o Papa até muito bem

O mesmo tom usaram organizações que lutam contra a propagação da doença. A ONUSIDA lembrou que se registram mais de 7400 novas infecções todos os dias e salientou que "os preservativos são essenciais na prevenção da doença". Por sua vez, o Fundo Mundial da Luta contra a Sida, a Tuberculose e o Paludismo exigiu ao Sumo Pontífice que retire as suas palavras.

Após a saraivada de críticas, o Vaticano divulgou um comunicado reforçando as palavras do papa e mostrando estar convicto de suas ideias que, assim como no caso do aborto e das células-tronco, colocam a Igreja Católica em rota de colisão com as autoridades de saúde e de desenvolvimento.

“A Igreja não acredita que a divulgação mais ampla dos preservativos é realmente o melhor caminho."

Essa é a mesma Igreja de Dom Cardoso, o excomungador descontrolado.


Nenhum comentário: