8 de mar. de 2009

Fernando Henrique cobra que MST respeite a lei

Fernando Henrique cobra que MST respeite a lei

Foto: Reuters

"O ministro da Justiça disse que era coisa natural e o presidente Lula disse que era inaceitável. Esse é o problema. Não se sabe qual é a posição do governo".
Fernando Henrique Cardoso, Ex-presidente

Fontes: Estadão

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso fez duras críticas à política agrária do governo Lula. Para o ex-presidente, o governo está sendo indulgente com a "transgressão à lei" por parte do Movimento dos Sem Terra (MST) em invasões violentas.

- "O País inteiro sabe que está havendo um abuso enorme", afirmou. O que aconteceu em Pernambuco, com o assassinato de quatro seguranças de uma fazenda, não foi uma ocupação de terra. Foi uma ocupação violenta. Quando era presidente, baixei uma MP dizendo que as terras ocupadas não poderiam ser desapropriadas. E isso não está sendo cumprido, porque há indulgência do governo com a transgressão à lei. E esse é um problema grave. Não é que não deva ter movimento social ou que o MST não deva existir. Deve existir dentro da lei."

Em tom irônico, cobrou:

- Ou o governo se manifesta a favor da lei, ou então que mude a lei no Congresso. Ele que diga que não existe mais a propriedade privada na terra e que se pode ocupar à vontade. Aí, se isso for aprovado, fazemos um plebiscito, como em outros países, e viva a liberdade de invadir!

Permalink


Nenhum comentário: