16 de mar. de 2009

Chávez ameaça prender governadores da oposição

Chávez ameaça prender governadores da oposição
O presidente venezuelano desde que aprovou o referendo de reeleição perpétua está impossível: agora tomou os portos e aeroportos dos governadores opositores

Foto: Reuters

Fontes: Blog do Josias de Souza, EstadãoAFP

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, ameaçou prender os governadores da oposição que tentarem impedir a troca de comando dos portos e aeroportos do país, após a determinação para que o Exército ocupe os principais portos e aeroportos do país. Os três principais portos venezuelanos ficam em Estados controlados por governadores oposicionistas - Carabobo, Zulia e Nova Esparta e a medida deve aumentar a centralização e enfraquece os governos locais de oposição.

Chávez ameaçou os governadores, pela televisão ao vivo, no seu programa de domingo, dizendo que "caso se neguem a acatar a lei, podem ser presos como qualquer outra pessoa" e durante a transmissão deu ordens ao comandante da Marian para tomarem o mais depressa possível o controle de Maracaibo e Porto Cabello, o mais movimentado do país, ainda esta semana.

Na semana passada, deputados leais a Chávez aprovaram uma reforma na Lei de Descentralização, dando ao Executivo o poder de retirar dos governos locais o controle de portos, aeroportos e estradas. Com a alteração, Estados e municípios não podem mais recolher impostos sobre meios de transporte.

A oposição acusa o presidente de tentar asfixiar economicamente governadores e prefeitos contrários a ele e afirmam que a lei dos portos e aeroportos é inconstitucional.

RESISTÊNCIA: Si me quieren meter preso por defender al Zulia, que me vengan a buscar - Pablo Pérez governador de Zulia
Desde as eleições regionais de novembro, quando a oposição venceu em cinco Estados importantes e no município de Caracas, Chávez iniciou esforços para aumentar a centralização do poder no país. Grupos chavistas chegaram a ocupar prédios e fazer manobras políticas para tentar impedir que os opositores assumissem os postos conquistados nas eleições.

Após sua derrota parcial, Chávez passou a emitir uma série de decretos determinando a transferência do controle de hospitais, estádios e instituições policiais dos departamentos governados pela oposição para os Ministérios da Saúde, Esportes e Interior, respectivamente.

Chávez também relançou sua campanha de nacionalização de setores considerados estratégicos, assumindo recentemente o controle de empresas de alimentos.

Tramita no Congresso venezuelano, por iniciativa do majoritário absoluto partido de Chávez, um projeto que cria o cargo de vice-presidência de Caracas.

”O ocupante, a ser indicado por Chávez, teria supremacia hierárquica sobre o prefeito Antonio Ledezma, da oposição e eleito pelo povo.”

A Venezuela vai se transformando numa daquelas estereotipadas republiquetas latino-americanas de bananas, governada por um folclórico ditador militar. Só que no caso venezuelano troquem-se as bananas por milhares de barris de petróleo. .

Permalink


Nenhum comentário: