4 de fev. de 2009

OCTUPLOS UM BOM NEGOCIO?
Mãe dos incríveis óctuplos de Los Angeles tem recebido tantos convites para entrevistas, sugestão de contrato para publicar livros e autorização para marcas de produtos infantis, que resolveu contratar um porta voz (empresário) para cuidar das propostas

Fotos: Damian Dovarganes/AP

Equipes de TVs americanas diante do hospital hospital Kaiser Permanente de Bellflower onde nasceram as crianças e Ed Suleman, o avô dos óctuplos e pai de Nadya, com um dos irmãos dos gêmeos serial

Nadya Suleman, de 33 anos, a mãe dos óctuplos nascido no fim do mês passado em Los Angels espera faturar alto com a repercussão que a notícia está tendo em todo o mundo, embora esse não tivesse sido, inicialmente, o seu objetivo.

Assim como os filhos, a mãe, ainda não tem previsão para ter alta, há uma expectativa que no fim do mês, todos ou parte dos gêmeos, já estejam em casa com a mãe, mais os seus oito irmãos.

Para lidar com as propostas da mídia e de negócios diversos que estão surgindo, a mãe da ninhada, até já contratou como porta-voz, Joann Killeen, presidente de uma companhia de relações públicas.

Nadya, porém, ainda não decidiu o que irá fazer. Algumas das propostas envolvem quantias em dinheiro, afirmou Killeen, que não revelou o valor de cada um delas.

O hospital Kaiser Permanente de Bellflower onde nasceram, de cesariana, de forma prematura de nove semanas e meia, seis meninos e duas meninas, que pesavam entre 820 gramas e 1,54 kg quando do nascimento, informou que seis deles respiravam sem ajuda de aparelhos, e estão tendo uma evolução “muito boa” desde o nascimento.


Foto:Reuters
Os bebês, após o parto, foram atendidos por 46 médicos, que esperavam sete bebês, mas foram surpreendidos por um oitavo - um menino, que passou a ser o mais jovem da patotinha

Trata-se do segundo nascimento de óctuplos com vida nos anais da medicina. Se todos sobreviverem, será um caso inédito.

Nadya Suleman e seu “empresário porta-voz” imaginam que poderão faturar até $ 2 milhões por uma entrevista exclusiva, a programas como o Oprah Winfrey ou Diane Sawyer (que apresenta Good Morning America), embora as duas produções já tenham se manifestado que não pagam por entrevistas.

Há outros programas que possuem verbas para convidados especiais, não se sabem, porém, se a história da mãe serial vai interessar a esses produtores, se disporão de soma tão alta.

Foto: Damian Dovarganes/AP
A casa onde mora os outros irmãos dos octuplos

A história toda de Nadya Suleman é cheia de nuances dignas de uma ficção científica ousada. Ela já tem seis crianças, um dos quais é autista, com sete, seis, cinco e três anos e um casal de gêmeos de dois anos, todos residindo com sua mãe numa casa de dois quartos, em Whittier na periferia de Los Angeles.

A identidade do pai dos óctuplos permanece desconhecida, especula-se que os bebes foram concebidas com sêmen congelado doados por um amigo que Nadya conheceu enquanto trabalhava em uma clínica de inseminação. Há a certeza de ele ser o pai de seus gêmeos, nascidos há dois anos, podendo, porém ser o genitor de toda a prole.

A mãe de Nadya, Sra. Angela Suleman foi quem contou que sua filha teve os óctuplos e suas outras seis crianças por meio de fertilização in vitro e adiantou ainda que ela é solteira e tem obsessão por ter filhos desde que é adolescente, e uma psicóloga chegou a ser consultada diante dessa estranha fixação maternal.

Foto: AP

Logo após o parto, a equipe de enfermagem do Kaiser Permanente Bellflower Medical Center posando para os fotógrafos.

Essa pode ser a foto da mãe dos octuplos.

Segundo Angela, sua filha tinha problemas para engravidar, por isso resolveu recorrer à fertilização artificial. Há controvérsias quanto à versão de que como ainda havia os oito embriões congelados de suas tentativas anteriores de gravidez e ela não quis descartá-los.

A família a principio informa que ela queria apenas mais um filho, e os médicos implantaram os oito embriões. Quando com 12 semanas de gravidez foi aconselhada a descartar alguns fetos, pelos riscos de uma gravidez múltipla dessa proporção, ela se recusou, preferindo continuar com a gravidez integral.

Os conselhos de ética médica americano estão investigando cientificamente os fatos, pois encontraram indícios de que alguns fundamentos da boa e saudável prática de fertilização humana foram violadas.

A avó que está cuidando das outras seis crianças comemorou que agora não restam mais embriões congelados, mas já avisou que quando Nadya sair do hospital vai deixá-la cuidando por conta própria de todos os 14 filhos. “Vou cair fora”, avisou.

Ed Suleman, o avô dos óctuplos e pai de Nadya, de origem iraquiana, nem sempre é gentil com os reporteres ao ser abordado. Ao que se sabe há dois anos ele declarou falência de perdeu a residência, e fala em voltar para o Iraque, onde consegue emprego de motorista e tradutor, possivelmente por achar que por lá terá mais paz e sossego que no meio dessa ninhada de netos.