9 de fev. de 2009

VOO DIRETO MADRID-RECIFE, CONFORTO DE MÃO ÚNICA

Imagem do Blog do Tiago

A EMPETUR quer melhorar o fluxo de turistas espanhóis em nosso estado, mas não aconselhamos conhecer a bela Espanha, pois os brasileiros continuam sendo tratados como suspeitos marginais, prostitutas e traficantes

Fontes: Blog do Jamildo, Abril Notícias,Estadão

O Blog do Jamildo noticiou há alguns dias que durante a Feira Internacional de Turismo (FITUR), que aconteceu na Espanha, o secretário executivo de Turismo, Tomé Franca, e o diretor comercial da Empetur, (Empresa Pernambucana de Turismo) Marcos Telore, receberam uma sinalização positiva da empresa aérea espanhola Air Europa para implementar um voo direto de Madrid para o Recife, já que o mercado espanhol representa 6% do mercado internacional em Pernambuco.

A rede hoteleira, os serviços de turismo receptivos agradecem.

A nota destoante dessa história é a constatação de que os pernambucanos e brasileiros em geral não devem ficar animados, como mais essa janela, facilitando visitar a bela Espanha, nos voos de retorno, que vem desovar turistas espanhóis nas nossas praias.

A não ser que você goste de passear de avião e ser maltratado por agentes da emigração e voltar sem ter saído do aeroporto. Pois por algum motivo surrealista as autoridades espanholas e as européias em geral, estão de marcação cerrada com os viajantes brasileiros: turistas, professores, cientistas e negociantes, são barrados sem muitas explicações.


Praia dos Carneiros em Pernambuco
A alegação de falta de um carimbo, pouco dinheiro na bolsa, a ausência de posse de um cartão de crédito internacional, um erro no voucher do hotel aonde iria se hospedar, pronto: alguém lhe põe na condição de visitante indesejado e de forma irrecorrível você está proibido de passar dos limites da sala de desembarque.

Enquanto espera m frustrados uma vaga no avião que lhe trará de volta ao Brasil os brasileiros são tratados como gado, em instalações precárias e com banheiros imundos.

Os funcionários da migração comportam-se como grosseiros e desumanos carcereiros, que mereceriam reparação mesmo que estivesse tratando com marginais.

Em 2008, os brasileiros lideraram a relação de estrangeiros barrados pelas autoridades da Espanha em sua chegada ao país pelo aeroporto de Barajas, em Madri.

Segundo informações oficiais, nos dois últimos anos, cerca de 6 mil brasileiros foram impedidos de entrar no país pela capital espanhola só no ano passado foram 2.500 brasileiros barrados.

O último incidente, acontecido no fim de janeiro, 20 brasileiros foram impedidos de entrar na Espanha no domingo 25. Quinze retornaram imediatamente e outros cinco, ficaram retidos pelo menos mais quatro dias a espera de um voo com vaga, para retornar ao Brasil.

Os relatos são vexatórios, para as autoridades espanholas, ou para qualquer país civilizado.

Como, por exemplo, o caso da natalense, Janaina Agostinho, (foto)que ficou uma semana no aeroporto, pois a companhia aérea que a conduziu só fazia um voo por semana, Natal- Madrid.

Janaina e outra brasileira, também impedida de ingressar, ficaram esperando que o avião da companhia aérea que as levou voltasse na viagem da semana seguinte.

Enquanto isso foram obrigadas a ficar em condições de encarceradas, num alojamento onde dormiam juntos em beliches, homens e mulheres. Durante todo esse tempo, uma semana, não pode trocar de roupa, pois as malas estavam apreendidas.

O noivo, a quem fora visitar, o espanhol Esteban Lupiañez, só conseguiu falar através de um telefone público. Até a imprensa da Espanha, acionada pela família do noivo, saiu em sua defesa, mas de nada adiantou.

Não importa nada, são barrados brasileiros em quaisquer circunstâncias: palestrantes universitários, pesquisadores, crianças, idosos, artistas e turistas, gente que vai para outro país e tentava fazer conexão na Espanha. Normalmente as mulheres mais jovens são tratadas como prostitutas que queriam entrar na Espanha para ganhar a vida e os homens recebem tratamento de potenciais traficantes.

Os funcionários da migração, ao que parece aos seus bel-prazeres, dizem que algo está errado, inventam novidades a cada semana, e daí em diante numa condenação sumária você voltará ao Brasil.

Foto: Divulgação Hotel Solar Porto de galinhas

PARAISO TROPICAL:Vista aérea de um hotel da orla de Porto de Galinha, um dos locais preferido pelos europeus, oriundo de um inverno abaixo de zero.

Não se sabe de nenhuma história de alguém que conseguiu reverter essa decisão, nem com influência de residentes do país que tentou acionar a justiça, nem intervenção do nosso consulado, nem reza de moça velha, nem promessa para subir o morro da Conceição nadando de costas.

Pelas normas legais, da própria Espanha, ninguém poderia passar mais de 72 horas retido no aeroporto, sem uma ordem judicial de magistrado espanhol e devida informação ao Consulado brasileiro em Madrid, mas isso nunca é respeitado.

O consulado brasileiro em Madrid dispõe de um site que dá algumas dicas, que são valiosas e seriam muito mais se as autoridades espanholas as cumprissem, ou se o governo brasileiro exercesse a sua obrigação de proteger os seus cidadãos no exterior.

Que bom para os espanhóis que são recebidos aqui de forma civilizada e respeitosa, mais que isso, são tratados como príncipes e desfrutam da ingênua hospitalidade nordestina.

Um dia isso vai mudar, ou nós vamos ter que "involuir" e agir como eles, ou eles vão se educar e aprender a tratar um visitante estrangeiro, ou conterrâneos de outras localidades, assumindo a condição de anfitrião, como manda as mais primárias regras de civilidade.