4 de fev. de 2009


RÉQUIEM PARA A HONRA NACIONAL
Giulio San Martini
Fonte: Demétrio Magnoli

“Assumo a presidência do Senado pela terceira vez com o senso da maior responsabilidade e o desafio que constitui essa eleição para a minha vida. Meu bem estar social, meu bem estar pessoal estaria fora das atribuições que vou enfrentar. Mas a paixão da vida pública é maior que a paixão da própria vida. E é justamente no exercício dessa paixão que eu aqui estou.”

Está frase dita por José Sarney tem um significado triste para uma nação que pretende ser levada a sério. Marca a continuidade de tudo de ruim que existe no Brasil: o fisiologismo, o clientelismo, o nepotismo e a pusilanimidade moral desse senhor que se mantém junto ao poder através concessões que faz, valendo-se da profunda deficiência de caráter que o marca.

Ele ainda conseguiu piorar a falta de vergonha que carrega trás de si, servindo-se do peculatário senador Renan Calheiros como cabo eleitoral.

Os homens sérios do Brasil entristecessem com mais esse tabefe na honra do país, com mais essa vitória da canalhice. Um dia isso terá que mudar, espera-se que seja de forma pacífica e democrática.