10 de fev. de 2009

OS DEMOCRATAS MARCAM TERRITÓRIO

Ilustração Toinho de Passira sobre logotipo dos Democratas

Cada vez mais frondosa a arvore dos democratas

Toinho de Passira

As únicas instituições que podem sanear rápida e efetivamente e a vida pública brasileira são os partidos políticos. Se cada um deles exigir que seus integrantes cumpram os dispositivos contidos nos estatutos partidários, os maus políticos vão acabar em dificuldades para se estabelecer, agir e se abrigar na vida pública, tanto para esconder uma vida pessoal irregular, quanto para utilizar-se do cargo para delinqüir.

Não vamos fazer analise pretéritas, mas o momento atual da vida pública nacional está precisando de partidos mais fortes e com um perfil claro, para que o eleitor brasileiro possa escolher os candidatos a partir da credibilidade da agremiação partidária onde se encontra.

Depois da decisão do Supremo de que o mandato pertence aos partidos e não ao candidato, as responsabilidades dessas instituições aumentaram enquanto suas representatividades se fortaleceram.

O Partido Democrata foi quem até agora, mostrou-se mais disposto em assumir essas responsabilidades com mais propriedade e eficiência.

Tomemos como exemplo esse caso recente do vice-presidente e corregedor da Câmara, o deputado Edmar Moreira (DEM-MG), que de repente emergiu das trevas e de um quase anonimato, para o estrelato das mais importantes funções dentro do parlamento, infelizmente, junto com o seu sucesso vieram acusações diversas e cheias de comprometedoras e até palpáveis evidências.

Foram os democratas, o partido do deputado, os primeiros a exigir que o parlamentar renunciasse aos cargos. Dizia em resumo a nota assinada pelo presidente do Partido, o deputado Rodrigo Maia:

"O Democratas considera (...) que quaisquer decisões, mesmo que corretas, tomadas pelo referido Deputado, no exercício das suas funções, serão sempre eivadas de suspeição, com evidentes prejuízos para a imagem do Poder Legislativo. O conjunto de fatos expostos recomenda, como solução adequada, sua imediata renúncia à Segunda Vice-Presidência da Câmara".

E adiante comunicava que o partido prometia ainda enviar as denúncias contra Moreira à Comissão de Ética do DEM para tomar uma decisão quanto ao parlamentar, oferecendo-lhe justo direito de ampla defesa.

Os democratas não vivem pregando que são os únicos guardiões da honestidade, como fazia o PT de saudosa e triste memória, agem com a naturalidade, dos que acreditam que a lisura e prestação de contas, dos homens públicos e partidos políticos, são fatos ligados a razão de sua própria existência.

Antes que a sociedade fizesse o primeiro gesto de cobrança receberam do Partido Democrata uma prestação de contas corajosa e satisfatória. Não pouparam nem sacrificaram o Deputado, mas determinaram dele gestos coerentes com a situação que se apresentava, e avisaram a ele e ao povo brasileiro, de maneira clara e rápida, que a situação do seu filiado seria examinada e definida.

As conseqüências políticas e legais decorrentes dessa atitude seguirão o seu curso natural, mas os Democratas marcaram território avisando para os maus políticos que não terão espaço dentro da legenda para agir de forma irregular, e para a sociedade, que estão dispostos a cortar na carne e levar às últimas conseqüências a defesa da honradez e da conduta comprometida com a ética, constante dos seus estatutos.

Estamos felizes em poder registrar esses fatos e torcer para que outros partidos sigam nessa mesma direção.

Permalink



Postados por Toinho de Passira