21 de fev. de 2009

DILMA JÁ ESTÁ ENTRE NÓS
Pode até ser coroada rainha do Frevo e do Maracatu

Fotolegenda Toinho de Passira

CURSO INTENSIVO DE MARACATU: Prefeito do Recife tenta explicar para a mãe do PAC, o que é esse tal de maracatu...

Fontes: Blog do Diário de Pernambuco, Blog da Folha de Pernambuco, Blog do Jamildo

Dilma Rousseff chegou ao início da noite ao Recife e a noite foi ao Marco Zero, onde acontece a abertura do carnaval da cidade. Ele fica por aqui para acompanhar o Galo da Madrugada, neste sábado a fazer seu "primeiro teste de povo e de rua”

É possível, inclusive, que acompanhe o governador Eduardo Campos numa caminhada, no início da manhã pela concentração do Galo.


DILMA SOBRE A PLÁSTICA: "É um sucesso de crítica". E continuou - "A gente não tem nenhuma vergonha de dizer que é bonita"

No ano passado trouxeram Vera Fisher para ver o galo, e ela aboletou-se num camarote com ar condicionado, com um maquiador a lhe retocar o botox, todas as vezes que alguém lhe solicitava uma entrevista.

Agora há pouco, diz o Blog de César Rocha, a repórter Paula Brukmüller testemunhou uma conversa entre Dilma e o prefeito João da Costa (PT). A ministra queria saber o que é maracatu. É um bloco? Não, explicou o prefeito, com paciência. É um ritmo da rica cultura pernambucana.

Quer dizer, se foi mesmo essa a resposta do Prefeito, ela ficou sem saber o que era maracatu, e o prefeito, João da ...osta, fez comentários genéricos sobre o tema, pois ao que parece não é assim tão informado.

Diga-se de passagem, que ao fazer essa pergunta, que o Blog do Jamildo chamou de "sinistra", estava à mãe do PAC, vendo o maestro de Maracatu, Naná Vasconcelos, regendo batuqueiros das mais importantes nações de maracatus do Recife, algo como 500 alfaias, estremecendo o Recife antigo.

Algo que deixa um pernambucano arrepiado só em contar, mas que deve ser de uma chatura ensurdecedora para quem não tem a menor idéia do que está se passando.

Foto: Aldo Carneiro/Agência Estado

Enquanto isso Caetano na companhia de quase 600 batuqueiros de 14 nações de maracatu, regidas pelo percussionista Naná Vasconcelos, dançavam o "tal" do Maracatu. (Depois de ontem, estamos reconsiderando a possibilidade de considerar Caetano pernambucano)

Não esperem que Dilma seja vaiada ou rejeitada durante suas investidas no Galo, a caminhada, que fará ao lado do governador, é um terreno relativamente seguro, numa área do Forte de Cinco Pontas, no Bairro de São José, onde se serve um café da manhã pernambucano, com frutas regionais, e iguarias da nossa gastronomia matinal, como coalhadas, mungunzá, Xerém de coco, cuscuz de milho e de mandioca, tapiocas e sucos de caju, pitanga, ou acerola.

O local é povoado apenas por políticos locais e nacionais, gente da nossa sociedade, que a cumprimentarão a distancia ou simplesmente a vão ignorar, como quem não sabe de quem se trata, como ela fez com o nosso maracatu.

A imprensa que poderia causará certo constrangimento de excesso de assédio, não tem quase nenhum acesso a essas áreas do café da manhã.

No outro momento, em que ele poderia correr o risco, seria quando estivesse no camarote do governo do Estado. O risco possível seria uma vaia, ou alguma palavra de ordem desagradável gritada por grupos de foliões.

Se alguém fosse fazer isso, o que não acreditamos, o palanque do governador é tem um cordão de isolamento especial, de grupos de foliões a paisana que se postam diante da área, não permitindo acesso de qualquer dessas possíveis manifestações.

A ministra ainda poderia ser retirada imediatamente da área visível do palanque, para um espaço discreto, longe das vistas dos improváveis manifestantes, em poucos segundos.

Foto: Globo

Dilma e seus fiéis escudeiros, Governador Eduardo Campos e o Prefeito João da ...osta

Desde a época em que Jarbas Vasconcelos inventou esse camarote do Governo do Estado, junto a um a fileira de outros espaços reservados a foliões que preferem assistir, ao invés de participar do desfile, que os dois camarotes, que ladeiam o camarote principal, também são do governador, e é ocupado por pessoal da Casa Militar, funcionários comissionados e familiares, hoje, mais do que nunca. De sorte que é mais fácil, Dilma receber aplausos e ouvir slogans de apoio que qualquer manifestação hostil.

Estamos informados que sairá um enorme grupo de homens e mulheres, fantasiados de Dilma, com a mascara da “candidata” todos grávidos, e um deles, tentará parir o PAC, bem diante do camarote onde estará a Ministra, mas será uma coisa, sem agressividade, simplesmente uma brincadeira carnavalesca.

Foto: Divulgação

Por sinal, não se sabe por que tanto cuidado já que a Ministra disse ouvindo o maracatu, que “não está em campanha, que veio ao Recife apenas para conhecer a festa e descansar.”

Ela passa os próximos dias, após o Galo, numa praia do litoral pernambucano, informaram a imprensa.

Dilma vai para o mesmo hotel, onde se hospedou José Dirceu quando fez o implante de cabelo. Em Muros Altos, no "Summerville Beach Resort" (foto) um cinco estrelas que ocupa uma privilegiada área verde de 70 mil metros quadrados na Praia de Muro Alto, Porto de Galinhas em Ipojuca-PE.

Curioso como esses guerrilheiros, irmãos de armas, costumam ter gostos sofisticados, dispendiosos e similares.

================================
*Aqui entre nós, não temos certeza que Dilma vai para Muros Altos: há um bangalô reservado para alguém importante, mas também chegam notícias semelhantes de Fernando de Noronha. Apostamos no Summerville Beach Resort, por puro palpite e por acreditarmos na indicação de José Dirceu.

Permalink


Nenhum comentário: