6 de fev. de 2009

DEPUTADO JÁ FOI PUNIDO POR ABUSO DE AUTORIDADE

Foto:Roosewelt Pinheiro/ABr
O corregedor da Câmara, deputado Edmar Moreira, se diz presumivelmente inocente em cerca de 2.500 processos trabalhistas e ação do INSS por ter recolhido as aliquotas dos funcionários e não repassado ao Instituto Federal

Fonte: VEJA

A biografia do deputado Edmar Batista Moreira é repleta lances emocionantes.

Filho de um carteiro de Juiz de Fora e de uma professora primária, Edmar Moreira foi criado entre oito irmãos. Influenciado pelo pai, ingressou na Polícia Militar e chegou ao posto de capitão.

Sua carreira militar foi interrompida por um episódio que escandalizou a sociedade juiz-forana. Em 1968, em uma festa de réveillon no Clube D. Pedro II, ao saber que um rapaz se havia “engraçado” com sua mulher, Moreira foi buscá-lo em casa. Ele obrigou o moço a entrar de pijama na festa, escoltado por policiais, e humilhou-o na frente de todos.

Acusado de "abuso de autoridade", o capitão foi punido e afastado da ativa. Três anos depois, formou-se em direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Com o diploma na mala, mudou-se para São Paulo, onde fundou uma empresa na área de segurança. Começou a enriquecer. Hoje tem três companhias no ramo.

Moreira tem três mandatos como deputado federal, o primeiro pelo PRN de Fernando Collor, o segundo pelo PPB de Paulo Maluf e terceiro pelos Democratas.

Além do castelo, é dono de um apartamento tríplex no bairro de Higienópolis, em São Paulo, onde mora, de uma mansão no Guarujá, no litoral paulista, de outra em Coronel Pacheco, terra natal de Júlia, e de vários imóveis em Juiz de Fora.

Nenhum dos imóveis, porém, é motivo de tanto orgulho e zelo por parte do deputado quanto seu castelo. O deputado não permitia sequer que o fotografem. Os incautos que se aproximam para usar o monumento como pano de fundo de fotos de debutantes e noivas são expulsos das cercanias pelos seguranças e, com freqüência, têm os filmes confiscados. Quer dizer, na arquitetura o ex-PM Moreira se imagina um príncipe. No comportamento, age como coronel do sertão.

Se quiser fazer propostas para compra do Castelo, pedir para se hospedar quando for a Minas, ou quere encher o saquinho do parlamentar, o email dele é: dep.edmarmoreira@camara.gov.br