28 de fev. de 2009

AGU “incompetente” para defender Lula

AGU“INCOMPETENTE” PARA DEFENDER LULA
Estamos falando nos dois sentidos da palavra “incompetente”

Fotomontagem sobre foto de Celso Junior / Agência Estado

O advogado Geral da União, José Antonio Toffoli na montagem de photoshop que punham virtualmente os prefeitos entre Lula e Dilma

Fontes:Estadão, Reuters, Coturno Noturno

Quem disse que o advogado geral da união pode defender Lula e Dilma da representação feita pela oposição junto ao TSE? Esse é um assunto eleitoral, o uso da máquina e de recursos públicos para promover um candidato do governo. Não é um assunto de estado.

A utilização da Procuradoria Geral da União para se defender da ação no TSE o Sr Luiz Inácio Lula da Silva e a Sra. Dilma Ressueeff está confirmando até onde os dois são capazes de usar a máquina publica para defender os interesses pessoais e eleitoreiros.

Quem está sendo questionada é a pretensa candidata, que por acaso é uma ministra e seu cabo eleitoral que por acaso é presidente da republica. Foram os dois que promiscuamente misturaram o cargo de presidente e de ministro nesse carnaval fora de época.

Charge Humberto - Jornal do Comercio (PE)

O Blog Coturno Noturno se posiciona muito bem sobre a questão:

” Se a denúncia da oposição é porque Lula e Dilma usaram quase R$ 3 milhões de diversos órgãos públicos, ( para promover a reunião dos Prefeitos do Brasil) não seria esta a investigação a ser feita pelo Advogado Geral da União? Por que o Advogado Geral da União está defendendo os dois ocupantes, se a pena de ambos é o pagamento de multa a partir de recursos próprios? É uma inversão total de valores. O Advogado Geral da União defendendo que o dinheiro público seja utilizado para promover fins particulares. Se este país tivesse vergonha na cara, não seriam os partidos políticos de oposição a fazerem a denúncia contra Lula e Dilma. Seria o Advogado Geral da União.”

É lamentável a forma despudorada como o advogado-geral da União, José Antônio Dias Toffoli, aceitou defender essa causa fora das suas atribuições e em confrontando com as suas obrigações.

Suas declarações a imprensa depois de assumir a causa, identifica um advogado falastrão, dos que buscam clientes, atraves de aparições na mídia, conhecidos como causuísticos de “porta de cadeia”. O tom debochado e ferino, desrespeitoso com a outra parte, nos faz crer que ele se imagina diante de um juri circense.

O que nos tranquiliza em parte, apesar do incomodo de assistir mais essa irregularidade, é observar que falta ao advogado José Antônio Dias Toffoli, mais que ética e a compustura que tão importante e honroso cargo exige do seu ocupante, falta-lhe também competencia e experiencia forense.

De tanto preencher os cargos da republica com correligionários, sem levar em conta o preparo profissional, Lula talvez esteja caindo na própria armadilha, ao ser defendido por esse tal de Tofolli.

Segundo a Agência de Notícias Reuters, entre outras bravatas inconsequentes, o advogado de Lula teria dito:

"Ninguém no Brasil conhece mais de direito eleitoral do que o presidente Lula, que já participou de cinco campanhas presidenciais. Ele sabe o que ele pode fazer e o que não pode fazer."

Preliminarmente o advogado prejudica o seu cliente, em muito, ao reconhecer que se cometeu atos ilegais, passiveis de condenação, Lula o fez em total conseciencia e conhecimento. Tal constatação pesará muito no resultado do julgamento, por ter sido trazido à baila, pela defesa.

Assim, como nunca antes nesse país, imposto pelo seu advogado, veremos o presidente Lula ter que admitir que sabia o que estava fazendo.

Permalink


Nenhum comentário: